Trabalho de Projeto - conceção
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conceber um projeto de investigação/intervenção nas áreas específicas do mestrado
- Adoptar um pensamento/atitude científicos que favoreçam a aplicação da investigação na resolução de problemas concretos em contextos escolares
- Aplicar, em contexto profissional e perante uma situação concreta, os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares do curso de mestrado
- Diagnosticar necessidades
- Planear intervenções
- Selecionar, adequar, conceber metodologias de intervenção
- Conceber estratégias avaliativas de projetos de intervenção
Conteúdos programáticos
1. Projetos de Investigação/intervenção
- Etapas do processo de pesquisa
- Metodologias de recolha de dados
- A população e a amostra
- Análise e interpretação de resultados
- Regras para a apresentação de trabalhos científicos
2. Projetos de intervenção
- Metodologias de gestão de projetos
i. Projetos de intervenção e seus pressupostos
ii. Construção de modelos lógicos de intervenção
3. Clarificação da teoria e da lógica do projeto (problema, necessidades, resultados, factores influenciadores, estratégias, pressupostos)
4. Demonstração de progressos (resultados, impacto, actividades, recursos)
5. Avaliação e indicadores (foco, destinatários, questões de avaliação, indicadores, competências)
Avaliação
Os estudantes serão conduzidos, mediante orientação tutorial, à elaboração de um projeto de investigação / intervenção, aplicando os conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares. O acompanhamento dos discentes será realizado por equipas de docentes que assegurarão as três dimensões de apoio indispensáveis a uma unidade curricular com estes objetivos, designadamente, as metodologias de gestão de projetos, as problemáticas da aprendizagem e da formação (Ciências da Educação) e o conteúdo da investigação/intervenção. Algumas das competências básicas necessárias a esta unidade curricular são resultantes do trabalho desenvolvido previamente na disciplina de Investigação Educacional em Supervisão Pedagógica.
AVALIAÇÃO
Conceção de projeto de investigação/intervenção 100%
Avaliação formativa do processo e avaliação final e sumativa do projeto finalBibliografia
AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana G., (1996). Metodologia Científica. Contributos para a elaboração de trabalhos práticos. 3ª edição. Porto: Ed. C. Azevedo
BELL, Judith, (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva, Col. Trajectos
BOGDAN, Robert, (2013). Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teoria e aos métodos, Porto, Porto Editora
QUIVY, Raymond, CAMPENOUDT, Luc Van, (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva
PENA, Rui, (1996). MPPO - Metodologia de gestão de projectos por objectivos, AEP.
RAYNAL, Serge, (2000). A gestão por projecto, Lisboa, Instituto Piaget.
CAPUCHA, Luís Manuel, (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos - guião prático, Lisboa, Direcção-Geral de Inovação e desenvolvimento Curricular