Supervisão Pedagógica: metodologias e práticas
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Integrar as intencionalidades da supervisão pedagógica
- Identificar contribuições/implicações da observação dos contextos educativos
- Desenvolver métodos de observação, orientação e avaliação/supervisão
- Construir e problematizar diferentes instrumentos de supervisão
- Implementar estratégias supervisivas
- Analisar métodos de apoio à supervisão e à compreensão das práticas educativas
- Conhecer as dimensões da supervisão pedagógica
- Aplicar um ciclo de supervisão pedagógica
Conteúdos programáticos
1. Métodos de observação, orientação e avaliação no âmbito da Supervisão Pedagógica
1.1. Observação de aulas
1.2. Supervisão das etapas da intervenção educativa
1.3. Instrumentos de supervisão pedagógica
2. A Educação Transformadora como metodologia de ação supervisiva
2.1. Objeto de Análise/intervenção e uma dimensão processual interativa
2.2. Supervisão Pedagógica como processo orientado para o desenvolvimento e qualidade
3. Problematização de um ciclo supervisivo e diferentes referenciais supervisivos
3.1. Fase pré-ativa
3.2. Fase ativa
3.3. Fase pós-ativa
Avaliação
As aulas serão de natureza essencialmente teórico-prática e as atividades desenvolver-se-ão em sintonia com os objetivos e com os conteúdos programáticos enunciados e os interesses, as motivações e as necessidades dos formandos. A estratégia avaliativa contempla dois momentos: Trabalho individual (60%) - Consiste na aplicação de um ciclo supervisivo, respeitando os conteúdos programáticos e que contemple a observação de aulas, a monitorização de processos e a consequente avaliação, de acordo com referenciais da Supervisão Pedagógica; Trabalho de grupo (40%) - Consiste na identificação de um problema do contexto profissional a investigar, tendo em conta a seleção de um referencial supervisivo, implicando a construção de diversos e diferentes instrumentos de supervisão pedagógica adequados ao problema identificado e que possibilitem a sua resolução. Bibliografia
ALTET, Marguerite (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações pedagógicas. Porto: Porto Editora.
COSTA, I. (2011). Percursos reflexivos de acesso à interioridade. estratégias dialógicas e autoscópicas. Moreira (org.), Narrativas dialogadas na investigacão, formacão e supervisão de professores. Mangualde: Pedago, pp. 63-85.
GLICKMAN, C., GORDON, S. e ROSS-GORDON, J. (2004). Supervision and instructional leadership - a developmental approach. Boston: Pearson Education.
GOLDHAMMER, R., ANDERSON, R. e KRAJEWSKY, R. (1980). Clinical Supervision: specialmethods for the supervision of teachers. Fortworth: Harcourt B. College
GONÇALVES, D., GONÇALVES, J.L. (2010). L´expérience comme problématision dans la supervision éducative. Expérince et Problématision en Éducation. Porto: Afrontamento, 239 - 251.
VITÓN, M.J. (2013). Diálogos com Raquel. Praxis Pedagógicas y reflexión de saberes para el desarollo educativo en la diversidade cultural. Madrid: Editora Popular