Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Perspetivas Didáticas

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1- Conhecer as perspetivas científicas e didáticas em áreas disciplinares. 2- Analisar práticas didáticas à luz de teorias de aprendizagem/ensino atuais. 3- Articular reflexão e ação com vista à melhoria de práticas educativas. 4- Planear tarefas que potenciem a articulação teoria/prática, tornando significativo o conhecimento construído.

Conteúdos programáticos
1. Conceitos e referências teóricas no âmbito da didática 2. Perspetivas didáticas emergentes em áreas curriculares 3. Análise de práticas no domínio das didáticas específicas em áreas disciplinares 4. Desenho de intervenções didáticas em áreas específicas

Avaliação

s aulas TP terão uma componente expositiva e colaborativa dos estudantes com recurso à análise de textos da especialidade, partilha de experiências e discussão de conceções e perspetivas. A avaliação, em trabalho de grupo, assentará na produção escrita de uma reflexão sobre as atualizações e posicionamentos trazidos pelos conteúdos da UC, trabalhados nas sessões TP. Os Seminários serão direcionados para os respetivos ciclos de educação/ensino (Educação pré-escolar; 1ºCEB; 2ºCEB, 3ºCEB e Secundário) e as seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, Estudo do Meio/História e Geografia, Expressões artísticas/Educação visual. A avaliação correspondente a estes seminários será individualizada e assentará na conceção de um dispositivo didático ou de uma sequência didática relativa a uma das áreas disciplinares supramencionadas. A ponderação dos momentos de avaliação será: Trabalho de Grupo: 60% e Trabalho Individual:40%.

Bibliografia

FOUREZ, G. (2008).Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade.Editor: Instituto Piaget.ISBN: 9789727719242. HARGREAVES, A. (2004). O Ensino na Sociedade do Conhecimento. A educação na era da insegurança. Editor: Porto Editora.ISBN: 978-972-0-34820-3. LEBRUN, M. (2008). Teorias e Métodos Pedagógicos para Ensinar e Aprender.Editor: Instituto Piaget.ISBN: 789727719426. MEDINA A;SALVADOR , F. (2009). Didática General. Madrid.Pearson Educación. PERRENOUD, P. (2006). As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da avaliação.Editor: Artmed Editora. ISBN: 9788536300214. Revista Sensos 4.- Didática (2014).Editor: LivPsic.ISBN: 0000010949855. Saber & Educar n. 20 (2015) -Perspetivas didáticas e metodológicas no Ensino Básico. dx.doi.org/10.17346/se.vol20. VIEIRA, F. (2015).Quando os Professores Investigam a Pedagogia em Busca de uma Educação mais Democrática, Edições Pedago, Coleção : Educação e Formação. ISBN: 9789898655233.