Formação de Formadores
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Distinguir profissionalização de profissionalidade docente
- Compreender as noções de profissionalização e profissionalidade docente
2. Conhecer as noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
3. Selecionar e aplicar estratégias formativas adequadas aos profissionais de formação que orienta
4. Assegurar intervenções formativas em contexto de trabalho, com vista ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
- Diagnosticar necessidades de formação
- Conceber projetos de natureza formativa
- Conceber processos de avaliação de percursos formativos
Conteúdos programáticos
1. Pofissionalização e profissionalidadedocente
2. Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
3. Modos e estratégias de formação
4. Conceção, implementação e avaliação de projetos formativos
- Diagnóstico de necessidades de formação
- Planeamento da formação
- Avaliação da formação
Avaliação
A formação será eminentemente prática, centrada nas necessidades e expectativas dos estudantes, de forma a que os conceitos e as teorias possam ser mais facilmente apreendidas e transferidas para os respetivos contextos profissionais, na qualidade de supervisores. Assim, e para além de exposições teóricas para apresentação e explicitação dos conceitos a abordar, os formandos serão envolvidos em tarefas práticas e trabalhos em grupo, no âmbito dos quais terão oportunidade de aplicar, na prática, o que aprenderem.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Trabalho em grupo: 70%
Trabalho individual: 30%
Os estudantes elaborarão, em grupo, um trabalho de planificação e intervenção formativa nos seus contextos profissionais e um trabalho individual (onde explicitarão alguns dos conhecimentos teóricos).Bibliografia
CRAVEIRO, C. (2007). Formação em contexto - um estudo de caso no âmbito da Pedagogia da Infância - Tese de doutoramento. IEC- Universidade do Minho.
FORMOSINHO, J. et al (2015). Formação, trabalho e aprendizagem - tradição e inovação nas práticas docentes. Lisboa: Ed. Sílabo
GOUVEIA, J.eRODRIGUES, C. (2007). Manual de Boas Práticas - Recursos Didáctico para Formação Intra-Empresas. Braga: Edições Expoente
GOUVEIA, J. (2010). SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO, Metodologias para a avaliação de competências no processo formativo, Tese de Doutoramento, Universidade de Salamanca
MARCELO GARCIA, C. (2009). Desenvolvimento Profissional Docente: Passado e Futuro. Sísifo-Revista de Ciências de Educação nº8.
RODRIGUES, M. A. (2006). Análise de práticas e de necessidades de formação. - Lisboa: Ministério da Educação. Direcção Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular.
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