Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Sociologia das Organizações

Responsável da Unidade Curricular: Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Mobilizar conhecimentos específicos no âmbito da Sociologia das Organizações (conceitos, teorias e problematizações) 2. Compreender as organizações como configurações estruturais que influenciam as intervenções sócio-comunitárias 3. Conhecer problemáticas sociais associadas ao trabalho e às organizações (discriminação, assédio sexual no trabalho...) 4. identificar a contribuição do terceiro sector e a sua especificidade na implementação da intervenção comunitária

Conteúdos programáticos
1. As organizações na sociedade moderna 2. Análise e teorias organizacionais 3. Divisão e organização do trabalho 3.1. as Abordagens racionalizadoras das organizações 4. Culturas organizacionais 5. Problemáticas associadas ao trabalho e às organizações - a disciminação sexual, o assédio no local de trabalho . . . 6. O terceiro sector - especificidades e contributos na atuação em intervenção social e comunitária

Avaliação

- Exposição de conteúdos (oralmente, recorrendo às tecnologias) - Debate de ideias - Análise de documentos - Trabalho individual - Casos práticos de análise organizacional Formas de avaliação e respetiva ponderação: Realização de 2 fichas de trabalho: 1. A organização como unidade social fundamental das sociedades contemporâneas - (re)conhecimento de uma organização e seus elementos componentes com apresentação oral: 30% 2. Reflexão sobre uma problemática social associada ao mundo do trabalho e das organizações: 70%

Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto (1979). Teoria geral da administração, S. Paulo: Mcgraw-hill FINKEL, Lucila (1994). La organización social del trabajo. Madrid: Piramide FREIRE, João (2001). Sociologia do Trabalho: uma introdução. Porto: Afrontamento GRINT, Keith (1998), Sociologia do Trabalho, Piaget: Lisboa MINTZSBERG, H. (1995) Estrutura e dinâmica das organizações, Dom Quixote, Lisboa PIMENTEL, Duarte et al (n/d), Sociologia do trabalho, Lisboa: A Regra do Jogo. SERAPICOS, ana Maria, SAMAGAIO, Florbela, TREVISAN, Gabriela (2011). CONSTRUCTING AND (RE) CONSTRUCTING PROFESSIONAL IDENTITIES: AN ANALYSIS ON PORTUGUESE SOCIAL EDUCATORS. FESET JOURNAL. Nº 20. PP. 24-33 SERAPICOS, Ana Maria, SAMAGAIO, Florbela, TREVISAN, Gabriela (2012). Trajectórias socioprofissionais dos diplomados em Educação Social da ESE de Paula Frassinetti. Porto: ESEPF