Sociologia das Organizações
Responsável da Unidade Curricular: Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Mobilizar conhecimentos específicos no âmbito da Sociologia das Organizações (conceitos, teorias e problematizações)
2. Compreender as organizações como configurações estruturais que influenciam as intervenções sócio-comunitárias
3. Conhecer problemáticas sociais associadas ao trabalho e às organizações (discriminação, assédio sexual no trabalho...)
4. identificar a contribuição do terceiro sector e a sua especificidade na implementação da intervenção comunitária
Conteúdos programáticos
1. As organizações na sociedade moderna
2. Análise e teorias organizacionais
3. Divisão e organização do trabalho
3.1. as Abordagens racionalizadoras das organizações
4. Culturas organizacionais
5. Problemáticas associadas ao trabalho e às organizações - a disciminação sexual, o assédio no local de trabalho . . .
6. O terceiro sector - especificidades e contributos na atuação em intervenção social e comunitária
Avaliação
- Exposição de conteúdos (oralmente, recorrendo às tecnologias)
- Debate de ideias
- Análise de documentos
- Trabalho individual
- Casos práticos de análise organizacional
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Realização de 2 fichas de trabalho:
1. A organização como unidade social fundamental das sociedades contemporâneas - (re)conhecimento de uma organização e seus elementos componentes com apresentação oral: 30%
2. Reflexão sobre uma problemática social associada ao mundo do trabalho e das organizações: 70%Bibliografia
CHIAVENATO, Idalberto (1979). Teoria geral da administração, S. Paulo: Mcgraw-hill
FINKEL, Lucila (1994). La organización social del trabajo. Madrid: Piramide
FREIRE, João (2001). Sociologia do Trabalho: uma introdução. Porto: Afrontamento
GRINT, Keith (1998), Sociologia do Trabalho, Piaget: Lisboa
MINTZSBERG, H. (1995) Estrutura e dinâmica das organizações, Dom Quixote, Lisboa
PIMENTEL, Duarte et al (n/d), Sociologia do trabalho, Lisboa: A Regra do Jogo.
SERAPICOS, ana Maria, SAMAGAIO, Florbela, TREVISAN, Gabriela (2011). CONSTRUCTING AND (RE) CONSTRUCTING PROFESSIONAL IDENTITIES: AN ANALYSIS ON PORTUGUESE SOCIAL EDUCATORS. FESET JOURNAL. Nº 20. PP. 24-33
SERAPICOS, Ana Maria, SAMAGAIO, Florbela, TREVISAN, Gabriela (2012). Trajectórias socioprofissionais dos diplomados em Educação Social da ESE de Paula Frassinetti. Porto: ESEPF