Dinâmicas de Desenvolvimento Local
Responsável da Unidade Curricular: Paula Cristina Pacheco Medeiros
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer a evolução histórica e conceptual das Teorias do Desenvolvimento aplicadas a uma perspetiva comunitária dos territórios;
2.Dominar conceitos fundamentais relacionados com a problemática do Desenvolvimento (crescimento económico, mudança social, qualidade de vida, planeamento estratégico) e com a Intervenção Comunitária;
3.Compreender a importância de uma abordagem integrada do Desenvolvimento Local no âmbito da intervenção comunitária;
4.Compreender a importância e a necessidade uma cultura crítica e reflexiva de Desenvolvimento face ao nível Local;
5.Promover um trabalho de terreno com o objectivo de auscultar o nível local no sentido da construção de uma liderança local do Desenvolvimento.
Conteúdos programáticos
1. Questões preliminares do Desenvolvimento
1.1. Desenvolvimento, crescimento, mudança social e qualidade de vida
1.2. Introdução às teorias no âmbito do desenvolvimento de base regional
1.3. Factores económicos do desenvolvimento - o nível local
1.4. Factores socioculturais do desenvolvimento - o nível local
2. Teoria da Modernização e territórios comunitários
3. A crescente visibilidade do Poder Local ao serviço das comunidades
3.1. A crise do Estado e a emergência do Poder Local
3.2. Entre o local e o global na Modernidade Tardia
4. O Planeamento Estratégico e a criação de sinergias locais locais numa lógica comunitária e prevenção do risco
4.1. Princípios básicos do Planeamento Estratégico
4.2. Planeamento estratégico, projectos de intervenção, intervenção comunitária, poder local, lideranças e sinergias locais.
Avaliação
Exposição
Debate
Análises de documentos
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Trabalho de campo
Descrição:
Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração, quer individualmente, quer em pequenos grupos, quer em grande grupo.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Avaliação individual: 100% da avaliação da unidade curricular
Trabalho individual realizado com base num breve enquadramento teórico da problemática do Desenvolvimento Local e com recolha empírica de informação junto de entidades e dinâmicas de Desenvolvimento Local através da técnica de entrevista semi-diretiva.Bibliografia
ALVES, R. Amaro(2007), Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território no Estado Português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, FCT,ISBN:978-972-31-1210-8
BOTERF, Guy Le, et al. (1992), Formação para o Desenvolvimento, Lisboa, Ed. Fim de Século, Colecção Estudos Locais.
D.L. nº 61212/92.
SAMAGAIO, Florbela, AMADO, Rui (2015).O Trabalho Comunitário a partir das Crianças:Construindo Raízes in Machado Joaquim (Coord.) I Seminário Internacional Educação, Território e Desenvolvimento Humano.Porto:FEP-CEDH-U.Católica, ISBN:978-989-96186-7-1.
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LOPES, Simões(1995), Desenvolvimento Regional, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 972-31-0106-8
LAINS, P., Ferreira, N. Estêvão (orgs)(2007) ( Portugal em análise, Lisboa, Imprensa de C.S. ISBN978-972-671-5
WWW.pordata.pt
www. portugal.gov.pt