Dinâmicas de Desenvolvimento Local

Responsável da Unidade Curricular: Paula Cristina Pacheco Medeiros
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer a evolução histórica e conceptual das Teorias do Desenvolvimento aplicadas a uma perspetiva comunitária dos territórios; 2.Dominar conceitos fundamentais relacionados com a problemática do Desenvolvimento (crescimento económico, mudança social, qualidade de vida, planeamento estratégico) e com a Intervenção Comunitária; 3.Compreender a importância de uma abordagem integrada do Desenvolvimento Local no âmbito da intervenção comunitária; 4.Compreender a importância e a necessidade uma cultura crítica e reflexiva de Desenvolvimento face ao nível Local; 5.Promover um trabalho de terreno com o objectivo de auscultar o nível local no sentido da construção de uma liderança local do Desenvolvimento.

Conteúdos programáticos
1. Questões preliminares do Desenvolvimento 1.1. Desenvolvimento, crescimento, mudança social e qualidade de vida 1.2. Introdução às teorias no âmbito do desenvolvimento de base regional 1.3. Factores económicos do desenvolvimento - o nível local 1.4. Factores socioculturais do desenvolvimento - o nível local 2. Teoria da Modernização e territórios comunitários 3. A crescente visibilidade do Poder Local ao serviço das comunidades 3.1. A crise do Estado e a emergência do Poder Local 3.2. Entre o local e o global na Modernidade Tardia 4. O Planeamento Estratégico e a criação de sinergias locais locais numa lógica comunitária e prevenção do risco 4.1. Princípios básicos do Planeamento Estratégico 4.2. Planeamento estratégico, projectos de intervenção, intervenção comunitária, poder local, lideranças e sinergias locais.

Avaliação

Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Trabalho de campo Descrição: Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração, quer individualmente, quer em pequenos grupos, quer em grande grupo. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Avaliação individual: 100% da avaliação da unidade curricular Trabalho individual realizado com base num breve enquadramento teórico da problemática do Desenvolvimento Local e com recolha empírica de informação junto de entidades e dinâmicas de Desenvolvimento Local através da técnica de entrevista semi-diretiva.

Bibliografia

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