Métodos e Técnicas de Investigação Socioeducativa

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Conhecer as várias dimensões que envolvem uma questão de pesquisa; 2.Dominar as várias opções metodológicas de investigação/intervenção em função do objecto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação; 3.Conhecer os processos inerentes à construção dos instrumentos de recolha de informação; 4. Compreender a importância e a necessidade de uma análise rigorosa dos dados; 5.Conhecer os procedimentos inerentes à elaboração de um pré-projecto de investigação/intervenção.

Conteúdos programáticos
1-Conhecimento e realidades sociais/comunitárias 2-Metodologias de Investigação 3-A estratégia de pesquisa 4-Investigação-ação 5-Instrumentos de recolha de informação 6-Análise e interpretação de dados 7-Fontes de informação para a análise da comunidade 8-Redação do trabalho científico

Avaliação

Os conteúdos programáticos serão trabalhados com os estudantes utilizando o método expositivo; a análise de documentos e pesquisas variadas, orientadas de acordo com o objeto de estudo a trabalhar no âmbito do pré-projecto, e de acordo com os métodos e técnicas de investigação a utilizar; trabalho individual; análise e discussão de problemas de investigação. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Pré-projecto de investigação/intervenção que vale 100% da avaliação da unidade curricular. Os estudantes elaboram o seu pré-projeto de investigação/intervenção ao longo da unidade curricular, mantendo um diálogo permanente como o docente.

Bibliografia

Aires, L. (2011). Paradigma Qualitativo: práticas de investigação educacional. Lisboa: Universidade Aberta [Em linha] Bardin,L. (1988) . Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70. Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina. Creswell, J. W., & Clarck, V. L. (2013). Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso. Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. Torres, L. L., & Palhares, J. A. (2014). Metodologia de investigação em Ciências Sociais da Educação. V.N. Famalicão: Edições Húmus.