Psicologia Comunitária
Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Revela-se um analizador crítico de sistemas e organizações comunitárias
Apresenta estratégias de intervenção para a resolução dos problemas comunitários
Avalia o estado funcional da relação indivíduo «--» ambiente
Aplica metodologias e estratégias para promover o bem-estar da comunidade
Conteúdos programáticos
1 .Empowerment e desenvolvimento comunitário
1.1. Sentido de comunidade
1.2. Apoio social e intervenção social comunitária
1.3. Os níveis de participação e os sentimentos de pertença à comunidade
2. Psicologia Comunitária: origens, teorias e geografias
3. Comunidade e Psicologia Comunitária
3.1. A análise das necessidades coletivas, as perceções e o uso de recursos comunitários
3.2.´A ação comunitária e a melhoria da qualidade de vida dos setores socialmente mais fragilizados
4. Avaliação e intervenção em Psicologia Comunitária
5. Temas de Psicologia Comunitária
5.1. Grupos de autoajuda
5.2. Programas de apoio à família
5.3. Violência de género
5.4. Terceira idade
5.5. Saúde mental
5.6. Imigração
Avaliação
Exposição, análise de documentos, trabalho individual e trabalho em grupo.
Trabalho em grupo: apresentação crítica de um artigo científico - 50%
Trabalho individual: reflexão sobre um tema e apresentação do mesmo - 50%Bibliografia
CALDERON, Adolfo (2004) Ação comunitária: outra face do ensino superior. S. Paulo, Olho de Água, ISBN 85854289889788585428983
ORNELAS, José (2008). Psicologia Comunitária, Lisboa, Ed. Fim de Século.ISBN 978-972-754-256-7
FERNÁNDEZ, Itziar et al. (2011), Psicologia de la Intervención Comunitaria, Bilbao, Desclée de Brouwer, ISBN: 978-84-330-2470-1
MENDIETA Maria, (2013). Manual de Psicologia Comunitária, Sintesis, ISBN: 9788499589626
SÁNCHEZ VIDAL, Alipio ; ZAMBRANO CONSTANZO, Alba ; PALACÍN LOIS, Maria(2004) . Psicología comunitaria europea : comunidad, poder, ética y valores : community, power, ethics and values. Barcelona : Publicacions de la Universitat de Barcelona. ISBN 84-475-2613-5