Educação Emocional

Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da Inteligência Emocional; 2. Caracterizar Consciência e Competência Emocional; 3. Analisar a importância da Educação Emocional nos diferentes contextos sociais.

Conteúdos programáticos
1. Fundamentos da Inteligência Emocional 1.1. Emoções, Afetos e Sentimentos 1.2. Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner 1.3. Inteligência Emocional 1.4. Inteligência e Assertividade 2. Consciência e Competência Emocional 2.1. Níveis de Consciência Emocional 2.2. Medição de Competência Emocional 2.3. Competências Sociais em contextos socioeducativos e de trabalho 2.4. Resolução de Conflitos e Resiliência 3. Educação Emocional: Conceito e Prática 3.1. Educação Emocional 3.2. A Educação das Emoções nas crianças 3.3. Educação Emocional na família e no âmbito escolar.

Avaliação

Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral com e sem suporte visual; Diálogo Professor/estudantes, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Análise de documentos; Reflexão crítica de artigos; Trabalhos sobre tema previamente definido; Apresentação oral de tema na aula com debate conjunto para a construção de ideias e saberes. Apresentação oral de tema, em contexto de turma - 50%; Trabalho escrito - 50%.

Bibliografia

Bar-On, R. & Parker, J. D. A. (2002). Manual de inteligência emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora. ISBN 8573079185 Gardner, H. (2000). Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva. ISBN 857302321X Goleman, Daniel (2009). Inteligência Emocional. (13ª ed.). Lisboa:Temas e Debates. ISBN 9789727560636 Martin, D. & Boeck, K. (2002). O que é a Inteligência Emocional. (3ª ed.). Cascais: Editora Pergaminho. ISBN 9727111572 Steiner, C. & Perry, P. (2000). Educação Emocional. Literacia emocional ou a arte de ler emoções. Cascais: Pergaminho. ISBN 9727113060