Antropologia Social e Cultural
Responsável da Unidade Curricular: José Luís de Almeida Gonçalves
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Favorecer um domínio integrado de conceitos fundamentais da antropologia social e cultural.
- Compreender, através da leitura orientada, problemáticas antropológicas patentes em contextos de risco à luz da educação social e orientadas para a intervenção comunitária.
- Saber interpretar, a título exemplificativo, a metodologia antropológica aplicada a casos de estudo na área de interesse do/a estudante, identificando este/a nomeadamente o método etnográfico e a observação participante neles implicados.
- Construir, a partir dos diversos contextos de risco, um sujeito/objeto de estudo da condição humana para efeitos de desenho de intervenção comunitária.
Conteúdos programáticos
1. Estatuto da antropologia social e cultural no âmbito das ciências sociais e humanas: intencionalidades epistemológicas, temas clássicos e práticas de investigação.
2. O conceito operacional de cultura(lidade): teorias, linguagens, logos e mythos; o binómio identidade/alteridade.
3. Dinâmica social: cidade-mundo, globalização e mobilidade. Espaços de hospitalidade, (des)encontro, sedentarismo e nomadismo.
4. Vulnerabilidade, marca antropológica fundamental: ciclos de vida e experiência dos limites/limiares, sofrimento e busca de sentido.
5. Antropologia do Espaço e condição humana na cidade: reconhecimento, intimidade, socialidade e solidão.
6. Problemáticas antropológicas emergentes: novas reconfigurações de familia; velhice; comunidades de passagem; a metáfora do corpo; re-simbolização religiosa da vida; antropologia da Dádiva . . .
Avaliação
Estruturadas a partir de uma variabilidade didática, as sessões compreendem, entre outras possibilidades: a análise crítica de estudos de casos, numa linha antropológica; através do debate de temas emergentes, favorecem a problematização da condição humana que emerge nas situações-limite narradas na voz ativa ou passiva e/ou com recurso a meios tecnológicos; permitem a partilha das sínteses das leituras temáticas orientadas de artigos/livros de referência na área de interesse do estudante.
A estratégia avaliativa assenta, por um lado, na participação crítica do estudante nos debates promovidos nas sessões (20%) e, por outro lado, no trabalho temático escrito que defenderá no final do semestre (80%). Bibliografia
CARVALHO, A. D. (2012). Antropologia da Exclusão ou o Exílio da Condição Humana. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34861-6.
CLAVEL, M. (2004). A sociedade da exclusão. Compreendê-la para dela sair. Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-34854-2.
GONÇALVES, J.L. (2012). "Dádiva, reciprocidade e reconhecimento: por um novo vínculo social." In Paula Cristina Pereira (org.) Espaço público. Variações críticas sobre a urbanidade. Porto: Ed. Afrontamento.
GONÇALVES, J.L & BRANDÃO ALVES. (2008)."Que rosto de lugar público na cidade competitiva?" In Filosofia e a Cidade, Porto: Campo das Letras. ISBN 978-989-625-353-0
__ (2007). "Invisibilidade e Reconhecimento: a construção da literacia moral em Pedagogia Social". Cadernos de Pedagogia Social n.º 1. Lisboa: U. Católica Editora, pp. 83-104. ISSN 1646-7280.