Pedagogia Intercultural, Migrações e Cidadania

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Analisa, problematiza e defende a indubitável realidade multicultural que é o mundo onde absolutamente tem de viver. 2. Consegue entender e apontar para a necessidade de um enfoque crítico-reflexivo sobre este universo caracterizado pela diversidade cultural. 3. Adquire a capacidade para assumir, apresentar e defender uma verdadeira atitude intercultural; advogando assim a necessidade de uma educação para a diversidade e para os Direitos Humanos entendida como desenvolvimento das sociedades Permite ao estudante refletir e compreender os desafios que a sociedade onde vive lhe "impõe". Permite-lhe ter um conhecimento sobre as diferentes aproximações e soluções que, dependendo das perspetivas ideológico-políticas, podem ser aplicadas nesta sociedade em mutação. Proporciona ao estudante ferramentas reflexivas para conseguir construir uma intervenção (a nível educativo principalmente) na realidade multicultural de uma forma científica, autónoma e profundamente integrativa da diversidade.

Conteúdos programáticos
1. Introdução: conceito de cultura 1.1. Diversidade cultural 1.2. Cultura: processo dinâmico e construtivo 1.3. Analítica da actualidade 2. Fenómeno da multiculturalidade: origem, fundamentos e perspectivas 2.1. Factores histórico-políticos, económicos, sócio-culturais 2.2. Universalidade / pluralidade 3. Pedagogia intercultural: amplitude, conceitos e objectivos 3.1. Políticas, modelos e programas da/na multiculturalidade 3.2. Âmbitos de investigação 3.3. Competências interculturais 3.4. Formação de agentes desde a interculturalidade: mediação intercultural 4. Os Direitos Humanos como fundamento da interculturalidade 5. Educação e Desenvolvimento

Avaliação

-Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho individual; Simulação; Trabalho em grupo; Casos Práticos. Serão utilizadas metodologias activas na construção do conhecimento realizada pelo estudante, funcionando o professor como facilitador e orientador de conteúdos e estratégias de trabalho/investigação. Realizar-se-á um trabalho de aproximação sobre temáticas concretas do programa (exposição pelo professor e documentação) aliada a uma investigação e discussão por parte do estudante/grupo (debate, trabalho individual, trabalho em grupo e análise de casos práticos). A metodologia caracterizar-se por uma componente fortemente formativa no sentido de proporcionar uma apropriação, discussão e renovação dos conhecimentos a serem adquiridos e interiorizados. -Avaliação: Participação atividades letivas/investigação (ensaios, fora, trabalho autónomo) (50%), Trabalho individual (50%)

Bibliografia

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine (2001): La educación intercultural. Barcelona, Idea Books. AGUADO, Teresa (2003): Pedagogía intercultural. Madrid, McGraw-Hill. ISBN: 84-481-3975-5 CORTESÃO, L.; STOER, S. (1999): Levantando a pedra. Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto, Ed. Afrontamento. ISBN: 972-36-0499-X GOMES, Miguel Prata (et al.) (2013): Violence Prevention and Resilience Promotion in Schools. Report about the international research project Strong - Supportive Tools for open-minded, and non-violent Grassroots work in schools. Freiburg: FEL-Verlag. ISBN 3932650413 GOMES, Miguel Prata (et al.(2011) "Problématisation de l'interculturalité en partant d'une experiénce problématique" in Revista Itinerários de Filosofia da Educação (Univ. Porto), nº10, 2º semestre 2011. Porto, Ed. Afrontamento, pp. 33-51. SALES, A.; GARCÍA, R. (1997): Programas de educación intercultural. Bilbao, Desclée De Brouwer. ISBN: 84-330-1258-4