Questões Aprofundadas de Intervenção Comunitária

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Compreender as complexidades das relações indivíduo-comunidade e sociedade e suas implicações para a intervenção (Compreendem a natureza das relações indivíduos e comunidades à luz dos princípios fundamentais de intervenção sociocomunitária; articulam essas relações com a sociedade e com as implicações para a intervenção) 2. Analisar de modo crítico as adequações a problemas/questões de intervenção comunitária a partir de diferentes paradigmas de intervenção (Reconhecem a diversidade de paradigmas de intervenção comunitária e as respetivas implicações do ponto de vista do tipo de intervenção, postura do técnico; compreendem conceitos fundamentais de intervenção comunitária) 3. Analisar os fenómenos comunitários a partir das perspectivas do de desenvolvimento local/comunitáro (Reconhecem o desenvolvimento local como fator estruturante) 4. Desenvolver posturas críticas que potenciem o desenvolvimento de um perfil de intervenção comunitária adequado às sociedades actuais

Conteúdos programáticos
1. Indivíduo e sociedade: relações concetuais e aproximações aos principais paradigmas de compreensão 1.1. sociedades de risco e incerteza e a recuperação do conceito de comunidade(s)? 2. Intervenção Comunitária: revisão de elementos de análise 2.1. modelos de intervenção comunitária e cidadania 2.2. a participação, a endogeneidade e a autonomia 2.3. investigação-acção - Fundamentos teóricos da Investigação-acção, funções e tipologias de práticas 2.4. os diagnósticos particiativos na inetrvenção comunitária: fundamentos e instrumentos 3. O território e o lugar na intervenção 3.1. cidades e tensões nas e para as comunidades 3.2. a cidade como sistema de intervenção

Avaliação

Aulas teóricas são necessárias à compreensão dos conteúdos. Existem momentos centralizados nos estudantes em aulas teórico-práticas que mobilizam textos debatidos pelos estudantes em pequeno grupo. Debatem-se situações paradigmáticas em sala de aula a partir de seminários e de ex estudantes convidados que obriga ao questionamento por parte dos estudantes. O trabalho individual (80% da nota) proposto aos estudantes é discutido nos momentos de orientação tutorial que poderão concretizar-se individual ou coletivamente. Este deverá centralizar-se na escrita sobre os princípios de intervenção comunitária que os estudantes deverão mobilizar para os seus projetos de mestrado, ajudando a consubstanciar as aprendiagens efetuadas na u.curricular. 20% restantes atribuem-se à assiduidade e participação.

Bibliografia

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