Pedagogia Intercultural e Cidadania
Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Analisar, problematizar e defender a indubitável realidade multicultural que é o mundo onde absolutamente tem de viver.
2. Entender e apontar para a necessidade de um enfoque crítico-reflexivo sobre este universo caracterizado pela diversidade cultural.
3. Adquirir a capacidade para assumir, apresentar e defender uma verdadeira atitude intercultural; advogando assim a necessidade de uma educação para a diversidade e para os Direitos Humanos entendida como desenvolvimento das sociedades.
Conteúdos programáticos
1. Introdução: conceito de cultura
1.1. Diversidade cultural
1.2. Cultura: processo dinâmico e construtivo
1.3. Analítica da atualidade
2. Fenómeno da multiculturalidade: origem, fundamentos e perspetivas
2.1. Fatores histórico-políticos, económicos, sócio-culturais
2.2. Universalidade / pluralidade
3. Pedagogia intercultural: amplitude, conceitos e objetivos
3.1. Políticas, modelos e programas da/na multiculturalidade
3.2. Âmbitos de investigação
3.3. Competências interculturais
3.4. Formação de agentes desde a interculturalidade: mediação intercultural
4. Os Direitos Humanos como fundamento da interculturalidade
5. Educação e Desenvolvimento
Avaliação
-Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho individual; Simulação; Trabalho em grupo; Casos Práticos.
Serão utilizadas metodologias activas na construção do conhecimento realizada pelo estudante, funcionando o professor como facilitador e orientador de conteúdos e estratégias de trabalho/investigação. Realizar-se-á um trabalho de aproximação sobre temáticas concretas do programa (exposição pelo professor e documentação) aliada a uma investigação e discussão por parte do estudante/grupo (debate, trabalho individual, trabalho em grupo e análise de casos práticos).
A metodologia caracterizar-se por uma componente fortemente formativa no sentido de proporcionar uma apropriação, discussão e renovação dos conhecimentos a serem adquiridos e interiorizados.
-Avaliação: Participação em atividades letivas/investigação (ensaios, fora, trabalho autónomo) (20%), Trabalho individual (80%)Bibliografia
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Gomes, M. P. et al. (2011). Problématisation de l'interculturalité en partant d'une experiénce problématique. In Revista Itinerários de Filosofia da Educação (Univ. Porto), nº10, 2º semestre 2011. Porto: Ed. Afrontamento, pp. 33-51.
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