Perturbações Associadas

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as NEE de crianças e jovens com dupla deficiência sensorial - Identificar as NEE de crianças e jovens com multideficiência - Refletir sobre a adequação de respostas educativas - Adquirir estratégias de intervenção em contexto educativo

Conteúdos programáticos
1- A surdocegueira 1.1- Tipos de surdocegueira 1.2- Caraterísticas das crianças com surdocegueira 1.3-Intervenção específica 2- Multideficiência 2.1- Conceito de multideficiência 2.2- Características das crianças com multideficiência 2.3- Intervenção específica 3- Respostas educativas 3.1- Unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita 4- Deficiências visuais 4.1- Perspetiva biopsicoeducacional das deficiências visuais 4.2- Avaliação funcional do funcionamento visual 4.3- Programação, avaliação e intervenção em crianças e jovens com deficiências visuais

Avaliação

Serão apresentados casos e situações em vídeo, seguidos de debate e reflexão, de modo a que os estudantes possam observar e conhecer as caraterísticas de crianças e jovens com estas problemáticas e as formas de as avaliar e intervir. A avaliação envolve a realização de um trabalho individual escrito (100%).

Bibliografia

Corn, A. (2010). Foundation of Low Vision: Clinical and Functional Perspectives 2nd edition - AFB press. ISBN 978089128831 Ferreira, M. (2008). Una aproximación sociológica a la discapacidad desde el modelo social: apuntes caracteriológicos. In Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS), Nº 214, 141-174. ISSN 02105233 Nunes, C. (2008). Alunos com multideficiência e com surdocegueira congénita. Organização da resposta educativa. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Pizzo, L. & Bruce, S. M. (2010). Language and Play in Students with Multiple Disabilities and Visual Impairments or Deaf-Blindness. Journal of Visual Impairment and Blindness, vol. 104, 5, 287-297. Silva, Â. (2011). O sentir dos sentidos: a surdocegueira em questão. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial (não publicada). Disponível em http://hdl.handle.net/20.500.11796/738