Perturbações do Comportamento
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Dominar os modelos concetuais que fornecem a fundamentação básica necessária à compreensão do normal e patológico;
- Compreender as diversas perturbações de modo a permitir uma colaboração eficaz na resolução de problemas em contexto educativo;
- Planear o despiste e pistas de intervenção, em alunos com problemáticas relacionadas com o comportamento, com vista a um atendimento adequado.
Conteúdos programáticos
O normal e o patológico: dificuldades específicas relacionadas com a sua delimitação.
Modelos da não normalidade. Abordagens contemporâneas predominando seis grandes perspetivas do comportamento desviante:
1. Médico
2. Psicanalítico
3. Comportamental
4. Cognitivo
5. Humanista
6. Sociocultural
Estudo das Perturbações em contexto educativo:
1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
2. Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
3. Perturbações de Ansiedade
4. Perturbações Disruptivas, do Controlo dos Impulsos e do Comportamento
5. Perturbações de Eliminação
6. Perturbações da Alimentação e da Ingestão
Modelos de intervenção em problemáticas de comportamento externalizáveis
Avaliação
Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração. Proceder-se-á à análise de documentos, quer individualmente, quer em pequenos grupos, dando posteriormente origem a debates produzidos pelos pares e professor. Os estudantes farão, ainda, um trabalho individual sobre um tema previamente definido e apresentam-no na aula, o que dará lugar a análise e discussão, em grande grupo, proporcionando momentos de diálogo e partilha.
A Avaliação envolve um trabalho escrito individual (50%) e respetiva apresentação oral (50%).Bibliografia
American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais: DSM-5. (5ªedição). Lisboa: Climepsi Ed. Acessível em http://www.dsm5.org/Pages/Default.aspx ISBN 9789727963478
Fernandes, A. S., Gomes, A. & Lima, M. (org.) (2016). Educação Especial em Tese. Porto: ESEPF. ISBN 9789899894068
García, I. (2001). Hiperactividade: prevenção, avaliação e tratamento na infância. Lisboa: McGraw-Hill, XV. ISBN 9727731171
Lopes, J. (2009). Comportamento, Aprendizagem e "Ensinagem" na ordem e desordem da sala de aula. Braga: Psiquilibrios Edições. ISBN 9789898333001
Odriozola, E. (2001). Perturbações da ansiedade na infância. Lisboa: McGraw-Hill, XIV. ISBN 9727731228
Pereira, M. (2005). Autismo: uma perturbação pervasiva do desenvolvimento; Autismo: a família e a escola face ao autismo. Canelas: Gailivro. ISBN 9895572522
Scharfetter, C. (2002) Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: Climepsi. ISBN 9729590834