Literatura para a Infância

Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
3º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar e caracterizar géneros literários Identificar e caracterizar tipologias textuais de natureza verbal, não verbal e mista Identificar autores de textos literários dirigidos à Infância Identificar e caracterizar o período histórico e literário em que se insere a produção da obra literária Identificar e reconhecer as características da obra de autores literários tradicionais e contemporâneos Identificar os efeitos estéticos e retóricos presentes no discurso literário Reconhecer a dimensão simbólica do texto Compreender o papel da função estética na comunicação literária Compreender o conceito de leitor modelo Relacionar a compreensão e emissão de juízos de valor com o desenvolvimento cognitivo e sócio-moral do leitor, bem como com a sua enciclopédia pessoal Distinguir características dos diferentes públicos, face aos seus interesses e motivações Selecionar/adequar o corpus literário de acordo com o público preferencial

Conteúdos programáticos
1. Literatura para a Infância e Juventude. Corpus textual 1.1. Identificação de um corpus literário destinado à Infância e à Juventude 1.2. As linguagens mistas. O álbum. O livro digital 1.3. Literatura Oral, Literatura Tradicional e Literatura Oral e Tradicional. Conceitos, identificação e características 1.4. Identificação de um corpus matricial 1.5. O contexto de emissão da obra literária e o sujeito emissor 1.6. A atual literatura para crianças 1.7. Os metatextos e os códigos intertextuais que remetem para a literatura tradicional 1.8.. Representações da Infância 1.9. A Literatura para a Infância e a educação para os valores 2. Análise textual 2.1. Identificação e análise das estratégias discursivas e dos recursos técnico -expressivos que caracterizam um texto literário para a Infância 2.2. A dimensão simbólica do texto 3. A receção leitora. Caracterização dos públicos 3.1. Competência Leitora e Competência Literária 3.2. Receção leitora e práticas educativas

Avaliação

As aulas são orientadas para a aquisição de conhecimentos e para a recensão crítica e adequação do conhecimento dos textos literários a públicos específicos. Paralelamente, os estudantes desenvolverão um trabalho de grupo de aplicação teórico-prática, pelo que os conhecimentos de natureza teórica serão complementados à medida das necessidades, quer de uma forma expositiva, integrados em aplicações teórico-práticas ou como resposta à resolução de problemas decorrentes do desenvolvimento dos trabalhos. Avaliação: Trabalho de pesquisa em pequeno grupo sobre corpus textual (PNL / Plano Nacional de Leitura) com apresentação oral individual (50%) e Análise individual de um texto/obra aplicando os domínios cognitivos de públicos diversificados com apresentação oral (50%).

Bibliografia

BASTOS, Glória (1999). Literatura Infantil e Juvenil. Lisboa: Ed. Universidade Aberta. . ISBN 972-674-258-7 CHEVALIER, J., A. Gheerbrant (1994). Dicionário de Símbolos. Lisboa: Teorema. ISBN 972-695-215-8. 60 MARTINS, Marta (1995). Ler Sophia. Os modelos, os valores e as estratégias discursivas nos contos de Sophia de Mello Breyner Andresen. Porto: Porto Editora. ISBN 972-0-34084-3 VIANA, F., MARTINS, M. (2009). "Dos leitores que temos aos leitores que queremos". IN, VIANA, F., RIBEIRO, I. (0RG.) Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-4011-0