Iniciação à Prática Profissional IV
Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
3º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar contextos e perfis de atuação de um licenciado em Educação Básica.
Saber selecionar e aplicar instrumentos de recolha de informação para, numa ótica formativa, proceder à caraterização dos diferentes contextos.
Caraterizar e analisar reflexivamente contextos multidisciplinares (estrutura e dinâmicas) mobilizando saberes da especificidade.
Analisar a informação recolhida, à luz de referenciais teóricos atualizados.
Saber cooperar e adaptar a sua participação de uma forma responsável aos diferentes contextos nos quais o estágio se desenvolve.
Saber desenvolver, em colaboração com os pares, processos de observação e interpretação da realidade educativa, com vista à sua compreensão e à colaboração no quotidiano das instituições / organizações.
Conteúdos programáticos
1. Contextos de educação não formal
1.1.Função social e função educativa - diferenciação
1.2.A animação Socioeducativa
2. Princípios educativos em Creche
2.1. A criança e o educador
2.2.Desenvolvimento e aprendizagem
2.3. Relação com a Família
3. Natureza e dimensões do atendimento educativo
3.1.Organização de grupos, tempos e espaços
3.2. Atividades de apoio à Família
4. Observação em contextos educativos não formais:
4.1. Crianças em Risco e Famílias
4.2.Intervenção Comunitária / Educação não formal
4.3. Serviços Educativos
Avaliação
A UC encontra-se organizada em horas de S, OT e E.
Nas horas de S os conteúdos programáticos serão abordados numa perspetiva científica, pedagógica e curricular estando organizados de forma a contextualizar as observações realizadas no semestre.
Nas OT acontecerão momentos de reflexão conjunta privilegiando-se o trabalho colaborativo através de grupos de discussão sobre a observação e a integração dos formandos nos contextos de educação não formal.
O Estágio será desenvolvido em Creche e em contextos de educação não formal diferenciados: Crianças em Risco e Famílias, Intervenção Comunitária/Educação não formal e Serviços Educativos.
A avaliação será a construção de um portefólio com referência à experiência de observação e intervenção nos diferentes contextos, numa vertente descritiva,analítica e reflexiva.
Avaliação:
Apresentação pública, em grupo, da experiência de estágio em Contextos Diferenciados I, com base na estrutura do portefólio-40%
Entrega final do portefólio individual-60%Bibliografia
Alarcão, I. (Org.). (2009). Relatório do estudo - A educação das crianças dos 0 aos 12 anos. In Conselho Nacional de Educação (Org), Actas e Seminário (parte 5). Lisboa: CNE. ISBN 978-972-8360-5.
Dias, R., Correia, J.A., & Pereira, M.F. (2011). A creche como direito das crianças à educação. In Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (v.2).
Martins, P.C.(2005). Das dificuldades (dos) menores aos problemas (dos) maiores: elementos de análise das representações sociais sobre as crianças em risco. Saber (e) Educar, 10, 69-78.
Pinho, A. M., Cró, M.L., & Dias, L.V. (2013). A Formação de Educadores de Infância : práticas adequadas ao contexto educativo de creche. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47 (1),109-125.
Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche das relações, actividades e organização dos espaços ao currículo na creche, [Brochura]. Porto: CNIS.
Vasconcelos, T. (2011). Recomendação-A Educação dos 0 aos 3 Anos. Lisboa:CNE