Didática da Matemática
Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
3º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender o papel da Didática da Matemática nas atividades de aprendizagem e de ensino da Matemática
Identificar atores e papéis de cada interveniente de um sistema didático
Explicar as implicações pedagógicas decorrentes da Didática da Matemática
Caraterizar marcos teóricos e metodológicos atuais da Didática da Matemática
Identificar temáticas pertinentes para investigação em Didática da Matemática
Conhecer as especificidades da aprendizagem/ensino da Matemática dos vários ciclos da Educação Básica
Identificar normas orientadoras da Matemática na Educação Básica
Estabelecer conexões matemáticas entre os diversos ciclos da Educação Básica
Identificar abordagens específicas a cada tema matemático
Adequar estratégias e materiais aos diferentes contextos matemáticos da Educação Básica
Aplicar o vocabulário correto na descrição oral e escrita de situações de natureza lógica e matemática
Desenvolver argumentos lógicos na apresentação e justificação de conclusões
Conteúdos programáticos
A Didática no ensino e na aprendizagem da Matemática
- Perspetiva psicológica sobre o processo de aprendizagem/ensino da Matemática
- Abordagens didáticas do número e da numeração, das operações numéricas, das grandezas, da geometria, da organização e tratamento de dados
- Perspetivas de investigação em Didática da Matemática
Avaliação
Exposição, debate, análise de documentos, trabalho individual e em grupo
Descrição: As atividades incluem a leitura e análise de obras de referência da área da Matemática, assim como a apresentação das principais ideias que lhes estão subjacentes. A discussão de situações de caráter matemático de distintos contextos, assim como a apresentação de linhas de investigação que sustentam boas práticas, contribuirão para a construção de um perfil de professor/educador do século XXI.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Portefolio individual (100%)
O portefolio individual incluirá uma componente reflexiva (30%) - sustentada nas atividades desenvolvidas em sala de aula - e uma componente centrada na prática educativa (70%) - corporizada numa proposta de intervenção pedagógica - que irá permitir aferir o desenvolvimento de competências de pesquisa, análise e seleção de informação e a apropriação de conhecimento teórico e metodologico específico da Didática da Matemática.Bibliografia
BÍVAR, A. et al (2013). Programa e metas curriculares de Matemática: Ensino Básico. Lisboa: MEC
CHAMORRO, M. (Coord). (2005). Didáctica de las matemáticas para educacion infantil. Madrid: Pearson Educación. ISBN 84-205-4807-3
COLL, C., PALACIOS, J.& MARCHESI, A. (2004).Desenvolvimento psicológico e educação : psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0228-3
GODINO, J. (Dir). (2004).Didática de las matemáticas para maestros. Granada: Universidad Granada. ISBN 84-933517-1-7.
NOGUEIRA, I. C. & GONÇALVES, D. (2013). Las prácticas disciplinarias como vehículos potenciadores de atribución de sentido/s: experiencia en la formación profesional de los futuros profesores de primer y segundo ciclo de la educación básica. In La relación pedagógica en la universidad, lo transdisciplinar y los estudantes. Madrid: UAM. ISBN: 978-84-695-8202-2
SILVA, I.L., MARQUES, L., MATA, L & ROSA, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE