Teoria e Práticas de Análise Textual
Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar a literatura como sistema semiótico, como instituição e como corpus textual
Compreender o conceito de literariedade
Compreender o conceito de estratégia metacognitiva na receção leitora
Reconhecer a influência do contexto de emissão na caracterização da obra literária
Reconhecer a influência do sujeito emissor na caracterização da obra
Identificar e caracterizar géneros literários
Identificar e reconhecer as características do texto literário
Analisar enunciados escritos em diversas tipologias textuais, em função de indicadores previamente definidos
Identificar os efeitos estéticos e retóricos presentes no discurso literário
Reconhecer a dimensão simbólica do texto e a função estética na comunicação literária
Identificar as competências necessárias à receção da obra literária
Relacionar a compreensão e emissão de juízos de valor com o desenvolvimento cognitivo e sócio moral do leitor, bem como com a sua enciclopédia pessoal.
Conteúdos programáticos
1.Literário e não literário. Conceitos e Preconceitos
2.Texto, intertextualidade e intertexto
3. Géneros literários e Tipologias Textuais de natureza literária
3.1. O Texto Narrativo
3.1. 1.Descrição e narração
3.1.2. Autor e narrador
3.1.3. Narrador e Narratário. Intratextual e Extratextual
3. 1.4. Categorias da Narrativa
3.2. O Texto poético
3.2.1. Plano da forma e plano da expressão
3.2.2. Modo narrativo, modo dramático e modo lírico no Texto Poético
3.2.3. O Verso
3.3. O Texto Dramático
3.3.4. Espaço cénico
3.3.5. Ação: núcleos e catálises; atos e cenas
3.3.6. Recursos cinético-dramáticos
4. Análise do discurso
4.1. Identificação e análise das estratégias discursivas e dos recursos técnico-expressivos que caracterizam um texto literário
4.2. A dimensão simbólica do texto.
5. A receção leitora.
5.1. Competência linguística, competência textual, competência Leitora e competência Literária
5.2. Receção leitora e práticas educativas
Avaliação
Os estudantes formarão grupos de trabalho para análise de um texto narrativo, sendo cada um responsável por uma categoria de análise, e os trabalhos serão apresentados oral e individualmente.
Os estudantes formarão grupos e elaborarão um guião de texto dramático que será apresentado em grupo.
O teste individual, a partir de um texto poético proposto pelo professor, avaliará a aquisição e desenvolvimento de competências de análise textual e fundamentação teórica, bem como a capacidade de comunicação e correção escrita. O trabalho de grupo servirá para avaliar competências de planeamento, controlo, relação interpessoal e para a promoção de uma análise crítica aprofundada do texto literário, bem como a capacidade de comunicação, quer escrita quer oral.
A classificação final resultará da ponderação: Análise de texto narrativo - 40%; Guião de texto dramático - 40%; Teste individual - 20%.Bibliografia
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MARTINS, Marta, VIANA, Fernanda L. (2006). Percursos de Leitura, percursos de vida. IN V Seminário Internacional de Lectura y Patrimonio : Literatura Infantil: Nuevas Lecturas y Nuevos Lectores. Centro de Estúdios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil. Cuenca: Universidad de Castilla la Mancha. ISBN: 978-84-8427-554-1
REIS,C.,LOPES, A.C. (1991). Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina. ISBN: 9789724013558