Expressão Plástica

Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Reconhecer o valor da expressão plástica como uma linguagem artística e educativa Explicar a importância da expressão plástica para o desenvolvimento da sensibilidade estética Caracterizar as múltiplas utilizações das diferentes técnicas expressivas Formular juízos críticos sobre as diferentes tipologias Caracterizar diferentes formas de expressão plástica 2.Compreender a posição da arte em contextos educativos Identificar as principais finalidades da expressão plástica Explicar a importância da articulação entre a arte e a educação 3.Experimentar o processo criativo na área da expressão plástica Utilizar os aspetos técnicos, sensíveis e expressivos de diversos materiais, suportes e instrumentos Conceber e experimentar a produção de trabalhos de expressão plástica 4.Desenhar atividades pedagógicas relacionadas com a arte Propor diferentes formas de trabalhar a expressão plástica consoante as diferentes faixas etárias, planificando atividades

Conteúdos programáticos
I - Arte e Educação: -Projeto - DBAE. -Aspeto cognitivo/produtivo. -A expressão plástica e o seu valor educativo. -Objetivos e conteúdos da expressão plástica. -Planificação. -Organização de estratégias didáticas e processos de aprendizagem. -Postura do professor. II - Produção e criação Artística -Formas e modos de representação. -Materiais, instrumentos e suportes de trabalho. -Técnicas de expressão artística bi e tridimensionais. -Expressão da representação. -Preparação do ambiente de trabalho. -Exercícios práticos.

Avaliação

Aulas teórico práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos de expressão plástica, filmes sobre artistas e o seu processo de trabalho. Serão realizados trabalhos práticos de oficina para experimentação de técnicas e métodos de trabalho. Participação nos debates realizados durante as aulas (20% da avaliação final). Trabalho teórico prático (60% da avaliação final) Apresentação oral do trabalho anteriormente mencionado (20% da avaliação final). Serão apresentadas no decorrer das aulas diferentes questões relacionadas com a Educação Artística que serão debatidas com os estudantes. Estes terão de realizar um trabalho teorico prático constituido por um conjunto de exercícios na área da expressão plástica destinado a diferentes faixas etárias com as respetivas planificações. Para culminar os estudantes terão de apresentar oralmente o trabalho à turma.

Bibliografia

ACASO, María, (2009), La educación artística no son manualidades - Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata. ISBN:978-84-8319-413-3 BARBOSA, A. (2002). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Cortez. ISBN: 85-249-0838-6 CAJA, J. (Coord.), (2001) La Educación Visual y Plástica Hoy. Barcelona: Editorial Graó. ISBN: 84-7827-251-8 HERNÁNDEZ, Fernando, (2007), Espigador@as de la cultura visual. Otra narrativa para la educación de las artes visuales, Barcelona: Octaedro. ISBN: 978-84-8063-887-6 DÍAZ, José, (2010), Tocar el Arte, técnicas e ideas para el desarrollo de la competencia artística. Madrid: Kaleida Forma. ISBN:978-84-938331-0-7