Expressão Dramática e Movimento
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria da Mota Ferreira Machado
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a importância do Jogo Simbólico e do Jogo Dramático para o incremento da criatividade e potenciar o seu desenvolvimento
Identificar as várias componentes do processo interpretativo: corpo, voz, ação, expressão
Criar textos dramáticos a partir de textos narrativos
Adaptar textos narrativos à forma dramática
Reconhecer várias técnicas de criar histórias ao nível do Pré-escolar e 1º 2º ciclos do EB
Produzir e utilizar recursos cinético-dramáticos
Reconhecer as potencialidades do aparelho fonador e sabe utilizá-lo
Conseguer fazer dramatizações e pequenos esquemas coreográficos
Dominar e experimenta técnicas de manipulação inerentes aos recursos cinético-dramáticos
Conteúdos programáticos
A Expressão Dramática no processo educativo
Do Jogo Simbólico ao Jogo Dramático
Características e práticas do Jogo Simbólico
Imitação, mímica, sincronia, observação e memória,no espaço,tempo e ação
Recursos potenciadores de criatividade no desenvolvimento do Jogo Simbólico
O Jogo Dramático e improvisação
Improvisação e coreografia
O Corpo
Exercícios de confiança,relação individual, inter-relação
Movimentos livres, condicionados e grupais
A Voz
Respiração diafragmática,expressiva e técnica vocal
Técnicas de criar histórias
Exercícios de expressividade individual/grupal em função de sentimentos e ideias
Movimento/coreografia/cenografia/encenação
Texto narrativo e texto dramático
Função do narrador
A caracterização das personagens e do espaço
Sequências narrativas e a caracterização temporal
Ação: núcleos e catálises
Adaptação de um texto narrativo ao dramático
Recursos cinético-dramáticos
Teatro de objetos e animação de objetos;fantoches,silhuetas e máscaras
Avaliação
Aulas teórico-práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: trabalhos em grupo, visitas a exposições, debates, espetáculos, visualização e discussão de documentários, filmes e videogramas. Estratégias e recursos utilizados: Exposição, Debate, Análises de documentos, Trabalho individual, Simulação ,Trabalho em grupo ,Experimentações e Ensaios.
A avaliação desta unidade curricular é contínua e resulta da ponderação aritmética dos trabalhos práticos individual. Os portfolios integrarão as pesquisas individuais dos estudantes assim como as suas reflexões críticas que acompanharão todo o processo da aprendizagem (17,5%+17,5%=35%) Os trabalhos de grupo consistirão (65% = 32.5%+32.5%) na adaptação de um texto narrativo a um texto dramático utilizando e elaborando para o efeito os recursos cinético-dramáticos necessários e de: um trabalho de grupo coreográfico.Bibliografia
CHEVALIER, Jean; GEERBRANT, Alain, Dicionário dos simbólos Mitos, Sonhos, Costumes, Gestos, Formas, Figuras, Cores, Números, Lisboa, Ed. Teorema, 1977
HENRIQUES, A. Christófides, Jogar e Compreender, Lisboa, Instituto Piaget, 1996
LEENHARDT, Pierre, A Criança e a Expressão Dramática, Lisboa, Estampa, 1974
LEQUEUX, Paulette, A criança criadora de Espectáculos, Col. Educadores e Educandos, Lisboa, Família 2000, 1977
MONTAGNER, Hubert, A criança actor do seu desenvolvimento, Lisboa, Instituto Piaget, 1996. ISBN 972-771-034-4
RODARI, Gianni, Gramática da fantasia - Introdução à arte de contar histórias, Lisboa, Ed. Caminho, 1993 : ISBN 972-21-0846-8
SOUSA, A. B. (2003) A Educação pela Arte e as Artes na Educação, 2º volume, Horizontes Pedagógicos, Lisboa, Edições Piaget. ISBN:972-771-616-4
VIADEL, Ricardo (coord.), (2003), Didáctica de la Educación Artística, Madrid: Pearsons Prentice Hall, ISBN:84-205-3457-9