Tópicos de Geometria
Responsável da Unidade Curricular: João José Gramaxo De Sampaio Maia
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição oral e escrita das situações geométricas e/ou de medição exploradas
Distinguir noções primitivas, noções derivadas, axiomas e teoremas
Identificar figuras bidimensionais
Caraterizar corretamente formas bidimensionais
Representar com rigor e correção figuras planas
Descrever relações entre elementos de formas geométricas bidimensionais
Reconhecer atributos mensuráveis em figuras planas
Aplicar técnicas adequadas à medição de atributos das figuras planas
Efetuar transformações geométricas no plano
Identificar formas tridimensionais
Caraterizar adequadamente formas tridimensionais
Descrever relações entre os elementos de objetos tridimensionais
Aplicar técnicas adequadas à medição de atributos de objetos tridimensionais
Utilizar ferramentas apropriadas à determinação de medidas de grandezas
Desenvolver argumentos lógicos na resolução de problemas de natureza geométrica
Conteúdos programáticos
- Geometria no plano
Elementos geométricos - pontos, retas e ângulos
Noções de comprimento e amplitude
Os polígonos - elementos básicos e propriedades
Cálculo de perímetros
Noção de área de uma superfície. Cálculo de áreas
A circunferência - elementos básicos e propriedades. Perímetro e área do círculo
A circunferência e os polígonos - polígonos inscritos e circunscritos
Transformações geométricas
Transformações de semelhança
- Geometria tridimensional
Elementos geométricos - planos e ângulos diedros
Posições relativas de retas e de planos no espaço
Os poliedros -elementos básicos e propriedades
o Os prismas - definição e propriedades; classificação
o As pirâmides - definição e propriedades; classificação
o Os poliedros regulares
Formas tridimensionais curvas
o Os cilindros
o Os cones
o A esfera
Noção de volume de um corpo. Cálculo de volumes
Noção de capacidade de um recipiente. Determinação de capacidades
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Problemas
Descrição:
Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos, posteriormente aplicados, debatidos e sistematizados nas aulas teórico-práticas, alternando momentos de trabalho individual com momentos de trabalho em grupo, visando a resolução de situações problemáticas que visam a compreensão e integração de conceitos, procedimentos e argumentos no âmbito da geometria e da medida.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
2 testes individuais escritos (50% + 50%)
Descrição:
A avaliação dos conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas "ao nível de conceitos, representações, procedimentos e argumentos" e da progressão das aprendizagens realizadas ao longo da unidade curricular, basear-se-á na aquisição das competências demonstradas por cada estudante em testes individuais escritos.Bibliografia
CARAÇA, B. J. (2000). Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-616-9
DGIDC (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC
MUSSER, G., BURGER,W. (1997). Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach. New Jersey: Prentice Hall. ISBN 0-13-246182-X
PALHARES, P (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel. ISBN 978-972-757-280-9
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM. ISBN 978-972-8768-24-9