Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Psicologia Educacional

Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1 - Compreender a importância da motivação para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. 2 - Relacionar aprendizagem com gestão da sala de aula e ambientes de aprendizagem. 3 - Conhecer diferentes teorias da aprendizagem.

Conteúdos programáticos
Capítulo I 1. Motivação, personalidade e aprendizagem 1.1. Teorias da motivação 1.2. Factores estimulantes da motivação 1.3. Variáveis sócio-cognitivas da personalidade e realização escolar 2. Ambientes de aprendizagem e motivação 2.1. Clima da sala de aula 2.2. Efeitos do ambiente da sala de aula na motivação do aluno Capítulo II 1. Gestão da sala de aula 1.1. Ecologia da sala de aula 1.2. Gestão eficaz da sala de aula 1.2.1. Gestão preventiva da sala de aula 1.2.2. Gestão do comportamento inadequado 1.2.3. Disciplina assertiva Capítulo III 1. Aprendizagem: Teoria e Prática 1.1. Visões comportamentais da aprendizagem 1.2. Visões cognitivas da aprendizagem 1.3. Aprendizagem e ensino

Avaliação

Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral, de natureza teórica, com e sem suporte visual; Diálogo Professor/estudante, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Trabalhos de grupo, de natureza teórico-prática, sobre tema previamente definido e orientação tutorial dos mesmos; Apresentação de tema na aula com debate final para a construção de ideias e saberes. O teste, que vale 50% da nota total, tem como objetivo diferenciar os resultados de cada estudante. O trabalho de grupo, que equivale a 50% da nota final, para além de fazer com que os estudantes aprofundem uma determinada temática em conjunto, também promove a cooperação entre estes. Teste escrito individual: 50%; Trabalho de grupo: 50%.

Bibliografia

Fonseca, V. (2007). Aprender a Aprender. (2.ª edição). Lisboa: Ancora Editora. ISBN: 9789727802109 Jesus, S. N. (2004). Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto Editora. ISBN: 9895580088 Oliveira, J. H.B. (2010). Psicologia da Educação. Aprendizagem /Aluno. (3.ª edição). Porto: Edição LivPsic. ISBN 9789898148490 Oliveira, J. H.B. (2007). Psicologia da Educação. Ensino/Professor. (2.ª edição). Porto: Legis Editora. ISBN: 9789728082932 Woolfolk, A. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 8573076216