Psicologia Educacional

Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1 - Compreender a importância da motivação para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. 2 - Relacionar aprendizagem com gestão da sala de aula e ambientes de aprendizagem. 3 - Conhecer diferentes teorias da aprendizagem.

Conteúdos programáticos
Capítulo I 1. Motivação, personalidade e aprendizagem 1.1. Teorias da motivação 1.2. Factores estimulantes da motivação 1.3. Variáveis sócio-cognitivas da personalidade e realização escolar 2. Ambientes de aprendizagem e motivação 2.1. Clima da sala de aula 2.2. Efeitos do ambiente da sala de aula na motivação do aluno Capítulo II 1. Gestão da sala de aula 1.1. Ecologia da sala de aula 1.2. Gestão eficaz da sala de aula 1.2.1. Gestão preventiva da sala de aula 1.2.2. Gestão do comportamento inadequado 1.2.3. Disciplina assertiva Capítulo III 1. Aprendizagem: Teoria e Prática 1.1. Visões comportamentais da aprendizagem 1.2. Visões cognitivas da aprendizagem 1.3. Aprendizagem e ensino

Avaliação

Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral, de natureza teórica, com e sem suporte visual; Diálogo Professor/estudante, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Trabalhos de grupo, de natureza teórico-prática, sobre tema previamente definido e orientação tutorial dos mesmos; Apresentação de tema na aula com debate final para a construção de ideias e saberes. O teste, que vale 50% da nota total, tem como objetivo diferenciar os resultados de cada estudante. O trabalho de grupo, que equivale a 50% da nota final, para além de fazer com que os estudantes aprofundem uma determinada temática em conjunto, também promove a cooperação entre estes. Teste escrito individual: 50%; Trabalho de grupo: 50%.

Bibliografia

Fonseca, V. (2007). Aprender a Aprender. (2.ª edição). Lisboa: Ancora Editora. ISBN: 9789727802109 Jesus, S. N. (2004). Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto Editora. ISBN: 9895580088 Oliveira, J. H.B. (2010). Psicologia da Educação. Aprendizagem /Aluno. (3.ª edição). Porto: Edição LivPsic. ISBN 9789898148490 Oliveira, J. H.B. (2007). Psicologia da Educação. Ensino/Professor. (2.ª edição). Porto: Legis Editora. ISBN: 9789728082932 Woolfolk, A. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 8573076216