Metodologias de Intervenção Educativa
Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Saber planificar a intervenção pedagógica ao nível da Educação de Infância e Educação Básica
Reconhecer a importância das intencionalidades formativas no planeamento de intervenções pedagógicas
Conhecer a nomenclatura relativa às tipologias de intencionalidades formativas
Analisar a diferença/complementaridade entre finalidades, competências e resultados de aprendizagem
Conhecer diferentes métodos e técnicas pedagógicas
Saber selecionar metodologias de intervenção pedagógica adequadas aos diferentes contextos, numa ótica de promoção de aprendizagens significativas
Saber promover metodologias ativas
Saber aplicar metodologias de trabalho de projeto
Identificar/caraterizar as diferentes finalidades avaliativas
Conhecer as principais tendências da avaliação das aprendizagens
Selecionar instrumentos de avaliação em função das suas vantagens e limitações
Analisar vantagens e limitações de instrumentos de avaliação de cariz construtivista
Conteúdos programáticos
1º e 2º Ciclos do E.B.
1. Modalidades Pedagógicas
2. Métodos e técnicas pedagógicas
Vantagens e limitações dos diferentes métodos pedagógicos
3. Planeamento de intervenções pedagógicas
A importância da planificação na intervenção pedagógica
Elaboração e avaliação de planos de intervenção pedagógica
4. Avaliação
Finalidades avaliativas
A importância e definição dos indicadores de avaliação
Estratégias e instrumentos de avaliação das aprendizagens
Educação de Infância
1. Papel do educador na aprendizagem/Princípios pedagógicos
2. Planificação na Educação de Infância.
Diferentes perspetivas/funções
Planear rotinas/Projetos
Planificação em Equipa/com as crianças
3. A Avaliação na Educação de Infância
Sistemas de Avaliação de grupo e criança
Avaliação dos contextos educacionais
4. Metodologias/modelos de intervenção educativa em Educação de Infância:
Algumas metodologias de intervenção educativa
Didáticas construtivistas e dispositivos pedagógicos
5. Intervenção Ed. Criativa
Avaliação
A UC está estruturada de forma a que os discentes possam construir o seu próprio conhecimento.
Os conteúdos serão trabalhados em pequenos grupos, com acompanhamento e orientação tutorial por parte do docente, complementados com exposições, debates teóricos e exemplificação de casos práticos a fim de que as competências a desenvolver sejam de cariz procedimental e não apenas declarativo.
As metodologias, necessariamente diversificadas, visam dotar o estudante da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, quer individualmente, quer em grupo.
A avaliação de aprendizagens desta unidade curricular processa-se do seguinte modo: 2 Trabalhos escritos individuais (55% da parte relativa à Educação de Infância +45% relativa à parte de 1º e 2º Ciclos): construção de instrumentos de planificação e avaliação ou teste escrito.Bibliografia
BONA, C. (2017). A nova escola. Lisboa: Penguin Random House.
CALVO, H. A. (2016). Viagem à Escola do séc. XXI - Assim trabalhamos colégios mais inovadores do mundo. São Paulo: Fundação Telefonica Vivo.
CARDOSO, J. R. (2013). O Professor do Futuro. Lisboa: Gerra e Paz, Editores, S.A.
DE VRIES, R. (2004). O currículo construtivista na educação infantil: práticas e actividades. Porto Alegre: Artmed.
FOLQUE, M. A., TOMÁS, C., VILARINHO, E., SANTOS, L., FERNANDES-HOMEM, L., & SARMENTO, M. (2016). Pensar a educação de Infância e os seus contextos. Lisboa: Educa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: M.E.
OLIVEIRA MARTINS, G. (2017). Perfil dos alunos para o século XXI. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educacão.
Vasconcelos, T. ( 2011) (coord.). Trabalho por Projectos na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens Integrar Metodologias. Lisboa: Ministério da Educação.