Interculturalidade e Cidadania
Responsável da Unidade Curricular: Luís Miguel Prata Alves Gomes
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Analisar, problematizar e defender a indubitável realidade multicultural que é o mundo onde absolutamente tem de viver
2. Conseguir entender e identificar a necessidade de um enfoque crítico-reflexivo sobre este universo caracterizado pela diversidade cultural
3. Adquirir a capacidade para assumir, apresentar e defender uma verdadeira atitude intercultural; advogando assim a necessidade de uma educação para a diversidade e para os Direitos Humanos entendida como desenvolvimento das sociedades
Conteúdos programáticos
1. Introdução: conceito de cultura
1.1. Diversidade cultural
1.2. Cultura: processo dinâmico e construtivo
1.3. Analítica da actualidade
2. Fenómeno da multiculturalidade: origem, fundamentos e perspectivas
2.1. Factores histórico-políticos, económicos, sócio-culturais
2.2. Universalidade / pluralidade
3. Pedagogia intercultural: amplitude, conceitos e objectivos
3.1. Políticas, modelos e programas da/na multiculturalidade
3.2. Âmbitos de investigação
3.3. Competências interculturais
3.4. Formação de agentes desde a interculturalidade: mediação intercultural
4. Os Direitos Humanos como fundamento da interculturalidade
5. Educação e Desenvolvimento
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho individual; Simulação; Trabalho em grupo; Casos práticos
Serão utilizadas metodologias ativas na construção do conhecimento realizada pelo estudante, funcionando o professor como facilitador e orientador de conteúdos e estratégias de trabalho/investigação. Realizar-se-á um trabalho de aproximação sobre temáticas concretas do programa, aliada a uma investigação e discussão por parte do estudante/grupo. A metodologia caracterizar-se por uma componente fortemente formativa no sentido de proporcionar uma apropriação, discussão e renovação dos conhecimentos a serem adquiridos e interiorizados.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Participação ativa nas atividades letivas (ensaios, discussões, trabalho autónomo, etc.) - 30%; realização de um trabalho de pesquisa/investigação - 45%; apresentação, discussão e defesa do trabalho - 25%.Bibliografia
ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine (2001): La educación intercultural. Barcelona, Idea Books
AGUADO, Teresa (2003): Pedagogía intercultural. Madrid, McGraw-Hill. ISBN: 84-481-3975-5
CORTESÃO, L.; STOER, S. (1999): Levantando a pedra. Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto, Ed. Afrontamento. ISBN: 972-36-0499-X
SALES, A.; GARCÍA, R. (1997): Programas de educación intercultural. Bilbao, Desclée De Brouwer. ISBN: 84-330-1258-4