Interculturalidade e Cidadania

Responsável da Unidade Curricular: Luís Miguel Prata Alves Gomes
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Analisar, problematizar e defender a indubitável realidade multicultural que é o mundo onde absolutamente tem de viver 2. Conseguir entender e identificar a necessidade de um enfoque crítico-reflexivo sobre este universo caracterizado pela diversidade cultural 3. Adquirir a capacidade para assumir, apresentar e defender uma verdadeira atitude intercultural; advogando assim a necessidade de uma educação para a diversidade e para os Direitos Humanos entendida como desenvolvimento das sociedades

Conteúdos programáticos
1. Introdução: conceito de cultura 1.1. Diversidade cultural 1.2. Cultura: processo dinâmico e construtivo 1.3. Analítica da actualidade 2. Fenómeno da multiculturalidade: origem, fundamentos e perspectivas 2.1. Factores histórico-políticos, económicos, sócio-culturais 2.2. Universalidade / pluralidade 3. Pedagogia intercultural: amplitude, conceitos e objectivos 3.1. Políticas, modelos e programas da/na multiculturalidade 3.2. Âmbitos de investigação 3.3. Competências interculturais 3.4. Formação de agentes desde a interculturalidade: mediação intercultural 4. Os Direitos Humanos como fundamento da interculturalidade 5. Educação e Desenvolvimento

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho individual; Simulação; Trabalho em grupo; Casos práticos Serão utilizadas metodologias ativas na construção do conhecimento realizada pelo estudante, funcionando o professor como facilitador e orientador de conteúdos e estratégias de trabalho/investigação. Realizar-se-á um trabalho de aproximação sobre temáticas concretas do programa, aliada a uma investigação e discussão por parte do estudante/grupo. A metodologia caracterizar-se por uma componente fortemente formativa no sentido de proporcionar uma apropriação, discussão e renovação dos conhecimentos a serem adquiridos e interiorizados. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Participação ativa nas atividades letivas (ensaios, discussões, trabalho autónomo, etc.) - 30%; realização de um trabalho de pesquisa/investigação - 45%; apresentação, discussão e defesa do trabalho - 25%.

Bibliografia

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine (2001): La educación intercultural. Barcelona, Idea Books AGUADO, Teresa (2003): Pedagogía intercultural. Madrid, McGraw-Hill. ISBN: 84-481-3975-5 CORTESÃO, L.; STOER, S. (1999): Levantando a pedra. Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto, Ed. Afrontamento. ISBN: 972-36-0499-X SALES, A.; GARCÍA, R. (1997): Programas de educación intercultural. Bilbao, Desclée De Brouwer. ISBN: 84-330-1258-4