Iniciação à Prática Profissional II
Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a estrutura e funcionamento das Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico
Saber selecionar e aplicar instrumentos de recolha de informação para, numa ótica formativa, proceder à caracterização dos alunos e dos contextos educativos
Analisar as diferenças existentes nos atores (professores e alunos) nos diferentes contextos de intervenção em sala de aula, consciencializando-se com a sua orientação profissional
Revelar sentido crítico na seleção que faz das fontes de informação
Saber relacionar a informação, revelando compreensão pedagógica
Identificar perfis diferentes na ação pedagógica ao nível das competências para ensinar
Fundamentar, revelando conhecimento pedagógico, a sua opção profissional.
Conteúdos programáticos
1. Perfil geral de desempenho do professor do ensino básico
1.1. Dimensão profissional, social e ética
1.2. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
1.3. Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade
1.4. Dimensão de desempenho profissional ao longo da vida
2. Perfil de competências do professor do 1º ciclo:
2.1. Competências transversais dos professores do 1º Ciclo
2.2. Perfil de competências do professor do 1º ciclo
3. Observação em contextos educativos
3.1. 1º Ciclo do Ensino Básico: características e especificidades do contexto educativo
Avaliação
A UC está estruturada em função de seminários que contextualizam as observações a realizar. Os estudantes deverão selecionar e construir instrumentos de recolha de dados, de modo a que possam obter informações que lhes permitam proceder à caracterização do perfil de competências transversais e específicas do 1º CEB.
Nas OT, os estudantes são acompanhados por um docente que esclarece e ajuda a refletir sobre as principais observações e análises realizadas.
Tendo por base a observação e registo e/ou análise documental realizada no contexto de 1º CEB e no tempo de trabalho autónomo, o estudante elabora um relatório de estágio (70%) referindo as implicações de uma intervenção educativa (observar, planificar, intervir e avaliar), tendo em conta situações de aprendizagem observadas no contexto. Os estudantes (em grupo) apresentam a Escola Cooperante (30%), destacando missão, ideário, lema, princípios, modos de trabalho, bem como iniciativas e projetos. Bibliografia
Becker, F. (2012). Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Penso.
Bona, C. (2017). A Nova Escola. Lisboa: Penguin Random House.
Calvo, H. A. (2016). Viagem à Escola do seéc. XXI - Assim trabalhamos coleégios mais inovadores do mundo. Saão Paulo: Fundacção Telefonica Vivo.
Contreras, J. & Pérez de Lara, N. (2010). La experiência y la investigación educativa. In J. Contreas & N. Pérez de Lara (orgs.), Investigar la experiencia educativa (21-86). Madrid: Morata.
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Ministério da Educação
Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Ministério da Educação
Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de Agosto. Diário da República n.º 201/2001, Série I-A de 2001-08-30. Ministério da Educação
Flores, M. A. (2010). Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, 33(3), (pp.182-188).