Ciências da Vida

Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Dominar conhecimentos científicos sobre os seres vivos Demonstrar conhecimentos sobre as características gerais dos animais Demonstrar conhecimentos sobre as características gerais das plantas Demonstrar conhecimentos sobre a organização do corpo humano Observar as características dos seres vivos relacionando-as com o meio envolvente Demonstrar conhecimentos sobre as interacções entre os seres vivos e o meio envolvente Compreender a relação dos seres vivos com as características do meio ambiente Relacionar as informações na compreensão das teorias evolutivas Aplicar a experimentação na aprendizagem de conceitos científicos Promover comportamentos que preservem a biodiversidade Organizar a informação pesquisada Criar momentos de experimentação como estratégia para desenvolver a capacidade de dedução Comunicar os resultados da pesquisa Utilizar linguagem científica Reconhecer a importância da Ciência e Tecnologia na evolução dos conhecimentos

Conteúdos programáticos
INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DO BIÓTOPO NA COMUNIDADE BIÓTICA 1. A célula animal e vegetal 2. Proteínas, ácidos nucleicos, lípidos e polissacarídeos 3. Definição de seres autotróficos, heterotróficos e decompositores 4. Respiração e fotossíntese 5. Influência dos factores abióticos nas plantas e nos animais INTERACÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS DA COMUNIDADE BIÓTICA 5. Biodiversidade 6. Características gerais dos animais 7. Características gerais das plantas 8. Relações intra- e inter-específicas 9. A alimentação no Homem 10. O corpo humano INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DA COMUNIDADE BIÓTICA NO BIÓTOPO 11. Ação estabilizadora 12. Ação erosiva 13. Ação anti-construtiva 14. Ação anti-erosiva

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Trabalho em grupo Experimentações Descrição: Exposição dos temas descritos nos conteúdos programáticos complementada pela apresentação dos trabalhos de grupo sobre os seres vivos com orientação nas pesquisas e debate após a apresentação. A realização de experiências no laboratório complementará a compreensão dos conteúdos abordados. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Teste 50% (nota mínima 8.0), trabalho de grupo 30% (apresentação 20% e ficha de questões após a apresentação dos trabalhos de grupo -10%) e avaliação prática em tempo de aula laboratorial 20%

Bibliografia

CASSAN, F. (Ed.) (2006-2007), Atlas visual da ciência. Barcelona. ISBN 978-989-8114-16-7; ISBN 978-989-8114-18-1; ISBN 978-989-8114-24-2; ISBN 978-989-8114-25-9; ISBN 978-989-8114-26-6; ISBN 978-989-8114-26-6; ISBN 978-989-8114-2 8-0; ISBN 978-989-8114-29-7; ISBN 978-989-8114-30-3 PURVES, W., SADAV, D., ORIANS,G. e HELLER, H., (2001-2005) Vida, A Ciência da Biologia, Edição Brasileira, Artmed Editoras SA, 6ª edição. ISBN:978-85-363-0497-7, ISBN:978-85-363-0498-4, ISBN. 978-85-363-0499-1 REIS, C.S. (2007) Descobre as plantas, Lisboa: Editorial Bizâncio. ISBN:978-972-53-0357-3 SÁ, J. (2004) Crianças aprendem a pensar ciências : uma abordagem interdisciplinar, Porto: Porto Editora. ISBN:972-0-34311-7 SALVÍA, R. et al. (2009) Répteis e invertebrados. Barcelona. ISBN 978-84-9899-351-6. ISBN 978-84-9899-355-4 VANCLEAVE, J. (1994-1997),coleção... para jovens, Lisboa: Dom Quixote. Biologia ISBN:972-20-1208-8; Corpo humano ISBN:972-20-1376-9