Ciências da Vida
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Dominar conhecimentos científicos sobre os seres vivos
Demonstrar conhecimentos sobre as características gerais dos animais
Demonstrar conhecimentos sobre as características gerais das plantas
Demonstrar conhecimentos sobre a organização do corpo humano
Observar as características dos seres vivos relacionando-as com o meio envolvente
Demonstrar conhecimentos sobre as interacções entre os seres vivos e o meio envolvente
Compreender a relação dos seres vivos com as características do meio ambiente
Relacionar as informações na compreensão das teorias evolutivas
Aplicar a experimentação na aprendizagem de conceitos científicos
Promover comportamentos que preservem a biodiversidade
Organizar a informação pesquisada
Criar momentos de experimentação como estratégia para desenvolver a capacidade de dedução
Comunicar os resultados da pesquisa
Utilizar linguagem científica
Reconhecer a importância da Ciência e Tecnologia na evolução dos conhecimentos
Conteúdos programáticos
INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DO BIÓTOPO NA COMUNIDADE BIÓTICA
1. A célula animal e vegetal
2. Proteínas, ácidos nucleicos, lípidos e polissacarídeos
3. Definição de seres autotróficos, heterotróficos e decompositores
4. Respiração e fotossíntese
5. Influência dos factores abióticos nas plantas e nos animais
INTERACÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS DA COMUNIDADE BIÓTICA
5. Biodiversidade
6. Características gerais dos animais
7. Características gerais das plantas
8. Relações intra- e inter-específicas
9. A alimentação no Homem
10. O corpo humano
INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DA COMUNIDADE BIÓTICA NO BIÓTOPO
11. Ação estabilizadora
12. Ação erosiva
13. Ação anti-construtiva
14. Ação anti-erosiva
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição
Debate
Trabalho em grupo
Experimentações
Descrição:
Exposição dos temas descritos nos conteúdos programáticos complementada pela apresentação dos trabalhos de grupo sobre os seres vivos com orientação nas pesquisas e debate após a apresentação. A realização de experiências no laboratório complementará a compreensão dos conteúdos abordados.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Teste 50% (nota mínima 8.0), trabalho de grupo 30% (apresentação 20% e ficha de questões após a apresentação dos trabalhos de grupo -10%) e avaliação prática em tempo de aula laboratorial 20%Bibliografia
CASSAN, F. (Ed.) (2006-2007), Atlas visual da ciência. Barcelona. ISBN 978-989-8114-16-7; ISBN 978-989-8114-18-1; ISBN 978-989-8114-24-2; ISBN 978-989-8114-25-9; ISBN 978-989-8114-26-6; ISBN 978-989-8114-26-6; ISBN 978-989-8114-2 8-0; ISBN 978-989-8114-29-7; ISBN 978-989-8114-30-3
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