Temáticas Contemporâneas da Educação

Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender, selecionar, relacionar e refletir sobre o fundamento/raiz das práticas educativas, partindo do próprio conceito de educação e pela elucidação das conceções de ser humano que subjazem aos diferentes paradigmas educativos Formular juízos críticos sobre a (des)adequação das intencionalidades educativas face ao atual contexto civilizacional - Sociedade do Conhecimento e necessidade da construção de um projeto educativo que acompanhe o ciclo de vida do indivíduo Identificar diferentes temáticas da educação, favorecendo o trabalho pedagógico crítico e criativo que permita a renovação de quadros mentais, epistemológicos e axiológicos de modo a ajustar-se aos novos desafios educativos Caracterizar novos desafios educativos, explicitando as várias dimensões educativas

Conteúdos programáticos
1- Conceito de Educação: a sua problematicidade 1.1. Polissemia do conceito de educação 1.2. Conceção Antinómica da Educação 1.3. Desafios Educativos Contemporâneos 2- Correntes Pedagógicas: da Educação Tradicional aos Novos Paradigmas educacionais 2.1. Finalidades da Educação 2.2. Conceitos de Aprendizagem 2.3. Organização do ambiente educativo 2.4. Papel dos intervenientes na ação pedagógica 3- Temáticas Contemporâneas da Educação 3.1. Educação e a Sociedade do Conhecimento 3.2. Educação e Profissionalidade Docente 3.3. Educação Inclusiva 3.4. Educação e Desenvolvimento Sustentável 3.5. Educação e Transformação Social 3.6. Educação e Equipas Educativas

Avaliação

Entendemos como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem baseado na autonomia do(a) estudante. As metodologias necessariamente diversificadas visam dotar o(a) aluno(a) da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, quer individualmente, quer em grupo. Pretende-se assim, que os(as) estudantes tenham, ao longo do seu processo de formação, um papel interveniente, ativo e crítico e que desenvolvam uma razoável autonomia de trabalho e de pesquisa. A avaliação de aprendizagens desta unidade curricular processa-se do seguinte modo: Prova escrita (40%)- Consiste numa reflexão sobre as aprendizagens efetuadas. Prova oral (20%)- Consiste em respostas capazes de articular e mobilizar os conhecimentos. Trabalho de grupo (40%)- Consiste na realização de um trabalho escrito e apresentado em sala de aula sobre uma temática definida, no âmbito do ponto 3 dos conteúdos, segundo critérios pré-definidos.

Bibliografia

AZEVEDO, J. (2016). Há Uma Brecha no Dique: ?Horizonte 2020?. Porto: Fundação Manuel Leão. CABANAS, J. M. Q. 2002. Teoria da Educação. Concepção Antinómica da Educação. Porto: Ed. Asa. ISBN 972-41-2813-9 DELORS, J. 2005. Educação, um tesouro a descobrir. Porto: Edições Asa. ISBN 972-41-1775-8. GONÇALVES, D. (2015). Problematizar a formação inicial dos professores: conhecer ser e agir. In Formação inicial de professores (pp. 304-313). Lisboa: CNE. Disponível em http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf