Estruturas Numéricas
Responsável da Unidade Curricular: Rui João Teles da Silva Ramalho
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Distinguir conhecimento matemático de conhecimentos de outra natureza; Justificar a importância da resolução de problemas no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; Justificar as estratégias de resolução de problemas:explica e justifica as estratégias adotadas e os processos utilizados; Formular e testa conjeturas: formula e testa conjeturas relativas a situações matemáticas simples; Exprimir ideias matemáticas:expressa ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios; Compreender o sistema de numeração decimal; Compreender a noção de número natural; Compreender a noção de número racional; Compreender a noção de número real; Compreender as operações com os diferentes conjuntos de números; Resolver problemas em contextos numéricos; Estimar e avalia a razoabilidade dos resultados; Resolver problemas que envolvam o raciocínio proporcional.
Conteúdos programáticos
1.Sistemas de numeração:
1.1 Evolução Histórica dos sistemas de numeração
1.2 Sistema Egípcio
1.3 Sistema Babilónico
1.4 Sistema Maia
1.5 Sistema Romano
1.6 Sistema Indo-árabe
1.6.1 Bases e valor posicional
2.Conjunto dos números naturais
3.Números inteiros
3.1 Operações com números inteiros
3.2 Propriedades das operações
3.3 Números primos
3.4 Múltiplos e divisores de um número
4.Conjunto dos números inteiros relativos
4.1 Operações com números inteiros relativos
4.2 Propriedades das operações
5.O conjunto dos números racionais
5.1 Operações com números racionais
5.2 Propriedades das operações
5.3 Fracções Decimais
5.4 Dízimas
6.O conjunto dos números reais
6.1 Resolução de problemas
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho em grupo; Problemas
A UC será ministrado com exposições teóricas e aplicações práticas dos conteúdos explorados, para o que serão postos à disposição dos estudantes materiais didáticos de natureza diversa.Serão disponibilizados aos estudantes fichas de trabalho com problemas para resolverem em grupo e, no final, apresentarem e discutirem com os colegas as suas resoluções.
Formas de avaliação e respetiva ponderação: 2 testes individuais escritos (50% + 50%)
Descrição: A avaliação dos conhecimentos adquiridos basear-se-á nas competências demonstradas por cada estudante em 2 testes individuais escritos.Bibliografia
CARAÇA, B. J.(1998), Conceitos Fundamentais da Matemática, Lisboa, Gradiva. ISBN: 9789726626169
PALHARES, P. (2004), Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico, Lisboa, Lidel. ISBN 972-757-280-4