Desenvolvimento da Linguagem

Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Refletir sobre o processo de desenvolvimento linguístico: Compreender a noção de desenvolvimento da linguagem Argumentar a favor da universalidade do fenómeno linguístico Identificar as etapas de desenvolvimento linguístico Caracterizar os marcos do desenvolvimento lexical, morfológico e sintático Explicitar o que entende por consciência linguística Caracterizar os marcos de desenvolvimento da consciência fonológica Identificar comportamentos que requerem o domínio da consciência da palavra Caracterizar a evolução da consciência sintática Identificar as orientações curriculares para o desenvolvimento da linguagem na Educação Básica 2.Operacionalizar os conhecimentos obtidos no desenvolvimento linguístico de crianças em diferentes idades: Conceber atividades de promoção da consciência linguística em diferentes modalidades e em função dos destinatários Adequar estratégias e materiais para o desenvolvimento da linguagem na Ed. Básica Avaliar o desenvolvimento linguístico

Conteúdos programáticos
I Aspetos introdutórios sobre desenvolvimento da linguagem 1.O que é? Alguns conceitos básicos 2.Como se adquire? As bases biológicas da aquisição da linguagem 3.Porque se adquire? Teorias explicativas sobre a aquisição da linguagem II Como se desenvolve a linguagem na criança 1.Enquadramento das orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico relativamente a aspetos linguísticos 2.Desenvolvimento fonológico: Etapas e marcos de desenvolvimento 3.Desenvolvimento lexical e morfológico: Aquisição do léxico e desenvolvimento do conhecimento morfológico 4.Desenvolvimento sintático: Marcos universais do desenvolvimento sintático 5.Desenvolvimento discursivo: O desenvolvimento da competência comunicativa e a aquisição da pragmática III Do conhecimento da língua à consciência linguística: como promover Modalidades de consciência linguística. Promoção de atividades de consciência linguística nas modalidades: fonológica, de palavra e de frase.

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição,análises de documentos,trabalho individual e em grupo Descrição: Estão previstos momentos expositivos, a cargo do professor, e momentos de intervenção dos estudantes, mediante análise de documentos, resolução de exercícios e elaboração de trabalhos em grupo visando o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem relevantes. A avaliação da aprendizagem nesta disciplina rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da ESE de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: a par de 1 teste escrito (60%), serão propostos 2 trabalhos de grupo (40%). Estes trabalhos visam dotar os estudantes com o conhecimento das orientações curriculares oficiais, por um lado, e proporcionar uma oportunidade de aplicação teórico-prática de conhecimentos, mediante a seleção de atividades, estratégias e recursos adequados às faixas etárias dos seus destinatários.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais-1.º,2.ºe3.º Ciclos do Ensino Básico I Português 1.ºano, 2.ºano, 3.ºano, 4.ºano, 5.ºano, 6.ºano, 7.ºano, 8.ºano e 9.ºano de escolaridade. Lisboa:DGE. Disponível em http://www.dge.mec.pt/portugues DUARTE, I. (2008).O Conhecimento da Língua:desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa:DGIDC-ME ISBN9789727422685 GLEASON, J.B. & N.B. Ratner (2010). Desarrollo del lenguaje. Madrid: Prentice-Hall GONÇALVES, F.; P. Guerreiro & M.J. FREITAS (2011).O Conhecimento da Língua: percursos de Desenvolvimento. Lisboa:DGIDC-ME. ISBN9789727423088 SILVA, I. L. (coord.) et al. (2016) Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa:ME-DGE. Disponível em http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf SIM-SIM, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem, Lisboa:Univ Aberta. ISBN9726742404