Laboratório de Língua

Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Dominar a metalinguagem Distinguir os conceitos de Linguagem e Língua Identificar as propriedades da linguagem Relacionar o conceito de variação linguística e língua padrão Compreender o conceito de constituinte e constituinte imediato 2.Observar/ Descrever dados linguísticos Identificar os domínios em que se organiza o conhecimento gramatical Identificar frases complexas por coordenação e subordinação Distinguir os tipos de subordinação 3.Conhecer instrumentos de representação linguística Conhecer instrumentos de normalização linguística Conhecer os testes de identificação de constituintes 4.Analisar dados linguísticos mediante manipulação de instrumentos de representação Manipular instrumentos de normalização linguística Analisar a estrutura interna de palavras complexas Aplicar os testes de identificação de constituintes Analisar a estrutura de constituintes da frase até ao nível dos constituintes principais Pontuar um texto Explicar as convenções de pontuação

Conteúdos programáticos
1. Linguagem, língua, variação e normalização linguística Linguagem e língua(s) Propriedades da linguagem verbal Conhecimento da língua e uso da língua Variação linguística Normalização linguística 2. Gramática Gramática como instrumento de regulamentação do comportamento linguístico Gramática como descrição do conhecimento da língua A organização da gramática e domínios de análise linguística: léxico e morfologia sintaxe, fonologia, semântica e pragmática do discurso 3. O Léxico, a morfologia e a semântica O que sabemos quando conhecemos uma palavra Palavra e constituinte de palavra Morfologia flexional e derivacional Processos de formação de novas palavras 4. A sintaxe Intuições sobre a estrutura das combinações de palavras Constituintes e testes de identificação de constituintes. Sua representação Funções sintáticas e processos de concordância Frases simples e complexas Propriedades das frases complexas formadas por coordenação e subordinação 5. A pontuação

Avaliação

Cada componente do programa contemplará aulas teóricas, tendencialmente expositivas, que constituem o ponto de partida para as aulas teórico-práticas enquanto espaços de análise e comentário de alguns textos de apoio e de correção de fichas de trabalho. Estão também previstas aulas de caráter laboratorial, para resolução e correção de exercícios e experimentações mediante manipulação de dados linguísticos, sob orientação do professor, visando o desenvolvimento das competências relevantes. A avaliação da aprendizagem nesta disciplina rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: 2 testes (com um peso de 100%: 50%+50%)

Bibliografia

COSTA, J. (2008). Estudar Gramática: (des)interesse e (in)utilidade, Revista do Externato Cooperativo da Benedita. Maio, 23-29, disponível em http://area.dgidc.min-edu.pt. DUARTE, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-297-8. FARIA, I. H. et alia (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1048-9. RAPOSO, E. B. P. et al. (2013). Gramática do Português I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1456-0. SILVA, C.V. (2008) O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua. Revista Saber (e) Educar, nº 13, pp. 89-106, disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/158. ISSN 0873-3600. SIM-SIM, I.; I. Duarte & M. J. Ferraz (1997) A Língua Materna na Educação Básica: Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: Ministério da Educação (Departamento da Educação Básica). ISBN 972-742-084-2.