Laboratório de Língua
Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Dominar a metalinguagem
Distinguir os conceitos de Linguagem e Língua
Identificar as propriedades da linguagem
Relacionar o conceito de variação linguística e língua padrão
Compreender o conceito de constituinte e constituinte imediato
2.Observar/ Descrever dados linguísticos
Identificar os domínios em que se organiza o conhecimento gramatical
Identificar frases complexas por coordenação e subordinação
Distinguir os tipos de subordinação
3.Conhecer instrumentos de representação linguística
Conhecer instrumentos de normalização linguística
Conhecer os testes de identificação de constituintes
4.Analisar dados linguísticos mediante manipulação de instrumentos de representação
Manipular instrumentos de normalização linguística
Analisar a estrutura interna de palavras complexas
Aplicar os testes de identificação de constituintes
Analisar a estrutura de constituintes da frase até ao nível dos constituintes principais
Pontuar um texto
Explicar as convenções de pontuação
Conteúdos programáticos
1. Linguagem, língua, variação e normalização linguística
Linguagem e língua(s)
Propriedades da linguagem verbal
Conhecimento da língua e uso da língua
Variação linguística
Normalização linguística
2. Gramática
Gramática como instrumento de regulamentação do comportamento linguístico
Gramática como descrição do conhecimento da língua
A organização da gramática e domínios de análise linguística: léxico e morfologia
sintaxe, fonologia, semântica e pragmática do discurso
3. O Léxico, a morfologia e a semântica
O que sabemos quando conhecemos uma palavra
Palavra e constituinte de palavra
Morfologia flexional e derivacional
Processos de formação de novas palavras
4. A sintaxe
Intuições sobre a estrutura das combinações de palavras
Constituintes e testes de identificação de constituintes. Sua representação
Funções sintáticas e processos de concordância
Frases simples e complexas
Propriedades das frases complexas formadas por coordenação e subordinação
5. A pontuação
Avaliação
Cada componente do programa contemplará aulas teóricas, tendencialmente expositivas, que constituem o ponto de partida para as aulas teórico-práticas enquanto espaços de análise e comentário de alguns textos de apoio e de correção de fichas de trabalho. Estão também previstas aulas de caráter laboratorial, para resolução e correção de exercícios e experimentações mediante manipulação de dados linguísticos, sob orientação do professor, visando o desenvolvimento das competências relevantes.
A avaliação da aprendizagem nesta disciplina rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: 2 testes (com um peso de 100%: 50%+50%)Bibliografia
COSTA, J. (2008). Estudar Gramática: (des)interesse e (in)utilidade, Revista do Externato Cooperativo da Benedita. Maio, 23-29, disponível em http://area.dgidc.min-edu.pt.
DUARTE, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-297-8.
FARIA, I. H. et alia (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1048-9.
RAPOSO, E. B. P. et al. (2013). Gramática do Português I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1456-0.
SILVA, C.V. (2008) O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua. Revista Saber (e) Educar, nº 13, pp. 89-106, disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/158. ISSN 0873-3600.
SIM-SIM, I.; I. Duarte & M. J. Ferraz (1997) A Língua Materna na Educação Básica: Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: Ministério da Educação (Departamento da Educação Básica). ISBN 972-742-084-2.