Técnicas de Expressão Oral e Escrita

Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Contextualizar o ato comunicativo na sociedade atual 2. Utilizar técnicas de comunicação oral em tipologias discursivas e contextos diversificados 3. Utilizar técnicas de comunicação escrita em tipologias discursivas e contextos diversificados 4. Analisar enunciados orais e escritos em termos de forma e conteúdo 5. Aplicar técnicas de escrita académica 6. Avaliar a comunicação oral e escrita

Conteúdos programáticos
1.Comunicação, informação e atualidade 2. Comunicação oral vs. Comunicação escrita 3. Técnicas de comunicação oral 4. Técnicas de comunicação escrita 5. Procedimentos de escrita 6. A escrita académica 7. Análise discursiva 8. Dimensão simbólica do discurso 9. Efeitos estéticos e retóricos 10. Contextos de produção e receção do texto 11. Avaliação da comunicação 12. Tipologias Textuais

Avaliação

As metodologias selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor expositivo(T) alternadas por apresentação de trabalhos. A correção individual e coletiva de texto e comentário de excertos, debates, notícias em diversos suportes comunicativos serão igualmente momentos para potenciar a oralidade e a escrita(TP). As aulas de orientação tutorial(OT) promoverão o acompanhamento das tarefas de escrita/oralidade em contexto, potenciando a experimentação. A análise e produção de textos de várias tipologias bem como a simulação de contextos específicos de produção oral e escrita (debate, entrevista, mesa-redonda) suportam a intencionalidade inscrita na descrição competencial desta UC.Privilegiando-se, durante a lecionação, atividades de desenvolvimento da oralidade e da escrita em formato individual e grupal, partindo de propostas de trabalho em sala de aula e autónomo, a avaliação de cada estudante resultará do desempenho individual oral (50%) e evidenciado num portefólio de escrita (50%).

Bibliografia

AMOR, E. (2001) Didáctica do Português - Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editora. ISBN 9789724723648 BARBIERI Figueiredo, E. F., Olívia Maria (2001). Itinerário Gramatical. Porto: Porto Editora. ISBN 972-8360-15-0 LEÃO, M./FILIPE, H. (2005) 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica, Porto, Porto Editora. ISBN 972-096-070-0 MENDONÇA, A. e. a. (2003). Métodos e Técnicas de Expressão Oral Ensinos Básico e Secundário. Porto: ASA Editores.ISBN 978-972-41-5066-6 PINTO, M. G. L. C. (2018). Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários. D'Água (Online), São Paulo, v. 31, n. 1, p. 9-27 (https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/111454). ISSN 2236-4242. REI, J. ESTEVES (1995) Curso de Redacção II. O Texto. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40106-9