Percursos da Geografia de Portugal
Responsável da Unidade Curricular: Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender e problematizar as relações que se estabelecem entre o Homem e o Meio
Compreender o contributo da Geografia na "Educação para a Cidadania"
Saber comparar as representações geográficas, em diferentes escalas, interpretar e comunicar através de mapas
Utilizar uma praxis com recurso às novas tecnologias, para melhorar a compreensão, a comunicação, a exploração e a análise crítica dos saberes geográficos
Diferenciar os espaços geográficos e reconhecer os desequilíbrios naturais e humanos que os caracterizam
Demonstrar capacidade de observação e perceção do meio geográfico envolvente
Saber pesquisar nas principais fontes de informação em Geografia, analisar, comunicar os resultados e argumentar as reflexões
Refletir sobre os impactes da ação antrópica no meio e desenvolver o espírito crítico
Desenvolver trabalho autónomo e em grupo
Adequar a transmissão dos conhecimentos geográficos à realidade do meio onde irá trabalhar seja rural, urbano ou periférico das grandes cidades
Conteúdos programáticos
As finalidades da educação geográfica no Ensino Básico - competências e propostas programáticas
Formação e evolução da Terra
Portugal: génese e individualidade territorial
A representação da Terra
O tempo, o clima e as suas influências
O Ambiente natural
A população e o povoamento
As atividades económicas
Os transportes, as comunicações e as novas mobilidades
As áreas rurais e os espaços urbanos
Crescimento económico/Desenvolvimento (sustentável)
Portugal no Mundo
O Papel dos Sistemas de Informação Geográfica no processo do ensino e aprendizagem dos saberes geográficos
Avaliação
A exposição teórica é complementada com a reflexão individual e com a promoção do debate em sala de aula.
O trabalho prático de investigação,em grupo,promove a criação de conhecimento e uma aprendizagem através da investigação e da análise de documentos. São potenciados os fatores como autonomia, escolha, criatividade e trabalho em equipa. A apresentação oral dos trabalhos fomenta a utilização da linguagem geográfica nas diversas abordagens. A exploração de documentos, nomeadamente notícias, promove o debate e estimula o pensamento crítico. A utilização das T.I.G. é um elemento fundamental na experimentação das tecnologias de informação geográfica aplicadas ao ensino. A observação indireta dos vários territórios é promovida através da utilização dos globos virtuais e dos mapas dinâmicos.
Avaliação:
Teste: 60%
Trabalho de investigação realizado em grupo (40%) (relatório escrito: 30%; apresentação oral: 10%)
A manutenção em avaliação contínua pressupõe a obtenção de 10 valores no testeBibliografia
Arroteia, J. (2007). A população portuguesa. Aveiro: Universidade. ISBN 9789727892235.
Catling, S., Willy, T. (2009). Teaching primary geography.Exeter: Learning Matters. ISBN: 9781844451920.
Daveau, S. (1998). Portugal geográfico (2ª ed.). Lisboa: JSC. ISBN 9729230412.
Medeiros, C. (2000). Geografia de Portugal (5ª ed.). Lisboa: Estampa. ISBN 9723316099.
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Mérenne-Schoumaker, B. (1999). Didáctica da geografia. Porto:Asa. ISBN 9724119874.
Ribeiro, V. (2014); Exclusão social em fenómeno invisível, uma abordagem no âmbito da Geografia dos Transportes. Loulé: Sílabas e Desafios.ISBN978989981229-1
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