Fundamentos Conceptuais das Práticas em Educação
Responsável da Unidade Curricular: Maria Ivone Couto Monforte das Neves
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a necessidade de uma abordagem multidisciplinar da educação
Identificar as principais problemáticas que rodeiam o ato educativo
Conhecer o enquadramento legal e institucional que rege o ensino básico e as instituições educativas em particular
Caraterizar o papel do profissional em educação tendo em conta os perfis de desempenho profissional gerais e específicos do educador de infância e do professor dos Ensinos Básico e Secundário
Revelar capacidades reflexivas perante as situações educativas, estabelecendo relações de causa-efeito
Caraterizar o papel dos diferentes parceiros educativos, nível da gestão e administração das escolas, nomeadamente do envolvimento parental
Identificar as competências do professor investigador
Identificar os princípios e estratégias de implementação da aprendizagem cooperativa
Conteúdos programáticos
I - As Ciências da Educação:
Desafios e dilemas que se colocam a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Principais problemáticas que rodeiam o ato educativo
II - Enquadramento legal e institucional da Educação Básica:
A Lei de Bases do sistema educativo.
O modelo de gestão e autonomia das escolas
Papel dos parceiros educativos. O envolvimento parental
Perfis de desempenho profissional gerais e específicos do Educador de Infância e do Professor dos Ensinos Básico e Secundário
III - O profissional em educação:
Retrospetiva do papel do profissional em educação ao longo dos tempos
Compromissos e exigências profissionais dos professores nas escolas contemporâneas
A formação dos profissionais em educação
O professor investigador/o profissional reflexivo
Avaliação
-Exposição teórica de conteúdos
-Pesquisa e análise de documentos relevantes na área das Ciências da Educação
-Análise e debate de diferentes situações educativas munindo os formandos de competências que facilitem a aprendizagem de metodologias de intervenção educativa
-Práticas de reflexões fundamentadas e articuladas com situações práticas, contribuindo para o processo de crescimento pessoal e profissional dos formandos e para o desenvolvimento do saber reflexivo.
A avaliação consistirá na realização de um trabalho de grupo (40%) sobre uma temática, relacionada com os conteúdos programáticos, em horas destinadas ao trabalho autónomo do estudante e na sua apresentação oral e escrita. A apresentação oral acontecerá nas horas de contacto, sendo exigido a participação individual de cada formando nesse momento. Após cada apresentação haverá um debate e discussão na turma sobre o mesmo. O teste individual (60%) irá avaliar as aprendizagens efetuadas pelo estudanteBibliografia
Alarcão, I. (2001).Professor- investigador: Que sentido?Que formação?In: Campos, Bártolo Paiva(Org.).Formação profissional de professores no ensino superior.Porto: Porto Editora.pp.21-30.ISBN 972-0-34251-X
Carvalho, R. (1996).História do ensino em Portugal. Lisboa:Fund. Calouste Gulbenkian.
Perrenoud, P. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto:ISBN:972-41-3014-2.
Sá-Chaves, I. (2014). Novos saberes básicos de todos os cidadãos no século XXI, novos desafios à formação de professores. Renovar os saberes, transformar as práticas, mudar o mundo. In I. Sá-Chaves (Coord.), Educar, investigar e formar: novos saberes (pp.258-285). Aveiro: Universidade de Aveiro.
Trindade, R. (2011). Currículo, equidade e qualidade: Entre o pragmatismo curricular e pedagógico e a necessidade de interpelação política das escolas. In C. Leite, J. A. Pacheco, A. Moreira & A. Mouraz, (Orgs.), Políticas, fundamentos e práticas do currículo (pp.70-79). Porto: Porto Editora.