Ciências Elementares da Terra
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Demonstrar conhecimentos sobre as características do universo
Demonstrar conhecimentos sobre as características da matéria (ar, água e solo)
Demonstrar conhecimentos sobre a luz e o som
Adequar os conhecimentos aos desafios colocados experimentalmente
Demonstrar motivação e curiosidade
Relacionar a teoria com a realidade
Atualizar os seus conhecimentos autonomamente
Construir críticas construtivas
Tomar decisões fundamentadas cientificamente durante um debate
Apresentar soluções em tempo útil
Criar ambiente propícia à construção de conhecimento
Promover a relação entre colegas
Aceitar a crítica, quando fundamentada
Conteúdos programáticos
1. A Terra no espaço
2. A estrutura da Terra
3. Noções gerais magnetismo
4. Explorando o ar
5. Explorando a água
6. Processos Físicos e Químicos que estão na base de todos estes acontecimentos
7. Explorando a luz
8. Explorando o Som
Avaliação
Exposição teórica para aprofundamento dos conhecimentos necessários à pratica docente.
Trabalho individual, apresentado em aula, de pesquisa científica de atualização do conhecimento de um dos temas apresentados em aula.
Experimentação no laboratório com demonstração aos colegas e produção de um relatório incluído uma contextualização que permite compreender em que contexto a experiência pode ser realizada, o procedimento, materiais necessários, a previsão dos resultados, experimentação e conclusões.
Trabalho de grupo para aprofundamento teórico.
Teste 60%; trabalho individual 15%; trabalho de grupo 15%; relatório de grupo 10%.
Avaliação teórica por teste com nota mínima de 7,0 valores.
Trabalho de grupo, apresentado e corrigido em tempo de aula e entregue o documento para avaliação.
Trabalho laboratorial com relatório escrito para avaliação. Avaliação da atividade prática e do relatório.
Trabalho individual apresentado e corrigido em aula e entregue para avaliação.Bibliografia
CASSAN, F.(Ed.) (2007), Atlas visual da ciência. Barcelona: Sol. (Clima ISBN 978-989-8114-15-0 2006; Exploração espacial ISBN 978-989-8114-17-4 2006; Universo ISBN 978-989-8114-19-8; Energia e movimento ISBN 978-989-8114-21-1; Rochas e minerais ISBN 978-989-8114-22-8; Vulcões e terramotos ISBN 978-989-8114-23-5)
GROTZINGER, J.et al. (2007), Understanding earth, New York ,W. H. Freeman and Company, 5nd edition, ISBN 0-7167-6682-5
PROVIDÊNCIA, C. et al. (2001-2008) Ciência a Brincar (coleção), Lisboa, Editorial Bizâncio (Descobre o som ISBN:978-972-53-0358-0; Ciência a brincar1 ISBN: 972-53-0058-0; Descobre a água ISBN:972-53-0209-5; Descobre a Terra ISBN 972-53-0132-3; Descobre o Céu ISBN972-53-0283-4)
VANCLEAVE, J. (1993-1998),coleção...para jovens, Lisboa: Dom Quixote. Ciências da terra ISBN:972-20-1102-2; Físico ISBN:972-20-1059-X; Oceanos ISBN:972-20-1493-5; Química ISBN:972-20-1463-3
www.nasa.gov