Arte e Educação

Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Proporcionar a compreensão das questões relacionadas com a criação, conhecimento e fruição no campo das artes. Caraterizar e identificar diferentes manifestações artísticas na historia da Humanidade e no contexto da sociedade e da cultura atual. Estimular a linguagem artística como meio de desenvolver a literacia artística. Identificar os princípios e as finalidades educativas da Arte na Educação. Compreender a importância das diversas expressões artísticas em diferentes contextos socio educativos. Potenciar uma visão integrada da arte na sua relação com a educação. Explorar modos de relação das manifestações artísticas com a prática educativa.

Conteúdos programáticos
1. Arte e Estética 1.1 O conhecimento artístico e a fruição estética; 1.2 Arte, Cognição e Cultura; 1.3 A importância das Artes na história e na contemporaneidade; 1.4 Interpretação e compreensão das diversas manifestações artísticas: conceitos e terminologias. 2. Educação Artística 2.1 Princípios e finalidades das expressões artísticas na Educação; 2.2 A Arte e a Educação: aproximação das diversas manifestações artísticas a diferentes faixas etárias; 2.3 Princípios da representação artística infantil; 2.4. A educação artística como instrumento de intervenção em diferentes contextos socio educativos; 2.5 Uma tipologia de atividades artísticas e pedagógicas a desenvolver na educação.

Avaliação

Nas aulas teórico práticas serão adotadas estratégias pedagógicas diferenciadas como meios audiovisuais e debates sobre a arte, artistas e experiencias pedagógicas. Utilizar-se-á a conjunção do método ativo e expositivo. Nas aulas práticas serão realizadas várias experiências sobre a arte na educação. Desta UC constam ainda seminários onde os estudantes terão acesso a artistas, educadores e outros convidados que possam relatar as suas experiências quer no âmbito das artes, quer no âmbito da educação artística. O trabalho de campo surge nesta UC com o objetivo de proporcionar um contacto direto com espaços de arte, espetáculos ou instituições educativas. Quanto à avaliação,ao longo do semestre será elaborado pelos estudantes um trabalho teórico-prático em grupo (60%) e uma reflexão individual (40%). Estes trabalhos serão acompanhados e supervisionados pelo professor em orientações tutorial, com devolução de feedback processual.

Bibliografia

AGUIRRE, I. (2005). Teorias y Prácticas en Educación Artística: ideias para una revisión pragmatista de la experiencia estética. 1ª ed. Barcelona: Octaedro-EUB, Universidad Pública de Navarra. ISBN:84-95075-33-4 FRÓIS, J. P. (Coord.) (2011). Educação Estética e Artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1385-3 OLIVEIRA M. (2017). A Educação Artística para o desenvolvimento da Cidadania. Atividades integradoras para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: APECV. ISBN: 978-989-99073-0-0 SANTOS, A. (2008). Mediações Arteeducacionais.Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1234-4