Arte e Cultura Contemporânea na Educação

Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
3º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Refletir e aprofundar conhecimentos em torno de tendências contemporâneas das artes, da comunicação e da Cultura atual - Proporcionar a compreensão das questões relacionadas com a criação, fruição e reflexão crítica no campo da arte e da cultura contemporânea, estabelecendo uma intervenção qualificada nas práticas educativas - Compreender a função do fruidor como operador e co autor da obra artística - Compreender a arte no contexto da sociedade e da cultura atual - Explorar os modos de relação da arte contemporânea com a obra, com o espectador, com os dispositivos técnicos e com o espaço em que ela se insere - Potenciar uma visão integrada da cultura e das artes na sua relação com a Educação

Conteúdos programáticos
1. Tendências da Arte e da Cultura Contemporâneas 1.1. A perceção da arte e da cultura contemporânea 1.2. Processos artísticos contemporâneos 1.3. Experiência estética e conhecimento 1.4. Criação, fruição e reflexão crítica 2. A arte no contexto da sociedade 2.1. Arte, Cognição e Cultura 2.2. Instituições de Arte e comunicação Cultural. 2.3. Atividades Educativas e Pedagógicas 2.4. A Criação Artística como processo cognitivo e meio de comunicação

Avaliação

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular compreende a exposição teórica das matérias do programa, acompanhada da análise e da discussão de textos específicos da sua área científica (e mencionados na bibliografia). Serão também adotados meios pedagógicos como objetos audiovisuais e documentários sobre a arte e artistas contemporâneos, visitas de estudo a espaços de arte, visionamento de espetáculos, assim como a abordagem de exemplos e estudos de caso paradigmáticos das problemáticas que a atividade artística e cultural suscita dentro deste campo disciplinar e na educação. Estes assuntos serão abordados em aulas teóricas e teórico-práticas. O debate e os trabalhos em grupo farão igualmente parte das metodologias utilizadas. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Será elaborado um trabalho teórico prático (80% da avaliação final) e a sua apresentação oral (20% da avaliação final). Este trabalho será sempre acompanhado pelo professor através de orientações tutoria

Bibliografia

Efland, A.; Freedman, k.; Stuhr, P.(2003). La Educación en el Arte Posmoderno. Barcelona: Paidós. ISBN:84-493-1422-4 Fróis, J. P. (Coord.) (2011). Educação Estética e Artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1385-3 Larsen; Blasé et al. (2000). A Arte na viragem do Milénio. London: Taschen. ISBN: 3-8228-6860-4. Lucie-Smith, E. (2007). ARTODAY. London: Phaidon. ISBN: o-7148-3201-4 Pereira, F. (coord) (2007). Exposições. Porto: Setepés. ISBN: 978-972-99312-7-7 Santos, A. (2008). Mediações Arteeducacionais.Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1234-4