Metodologias de Intervenção Educativa

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Saber planificar a intervenção pedagógica ao nível da Educação de Infância e Educação Básica Reconhecer a importância das intencionalidades formativas no planeamento de intervenções pedagógicas Conhecer a nomenclatura relativa às tipologias de intencionalidades formativas Analisar a diferença/complementaridade entre finalidades, competências e resultados de aprendizagem Conhecer diferentes métodos e técnicas pedagógicas Saber selecionar metodologias de intervenção pedagógica adequadas aos diferentes contextos, numa ótica de promoção de aprendizagens significativas Saber promover metodologias ativas Saber aplicar metodologias de trabalho de projeto Identificar/caraterizar as diferentes finalidades avaliativas Conhecer as principais tendências da avaliação das aprendizagens Selecionar instrumentos de avaliação em função das suas vantagens e limitações Analisar vantagens e limitações de instrumentos de avaliação de cariz construtivista

Conteúdos programáticos
1º e 2º Ciclos do E.B. 1. Modalidades Pedagógicas 2. Métodos e técnicas pedagógicas Vantagens e limitações dos diferentes métodos pedagógicos 3. Planeamento de intervenções pedagógicas A importância da planificação na intervenção pedagógica Elaboração e avaliação de planos de intervenção pedagógica 4. Avaliação Finalidades avaliativas A importância e definição dos indicadores de avaliação Estratégias e instrumentos de avaliação das aprendizagens Educação de Infância 1. Papel do educador na aprendizagem/Princípios pedagógicos 2. Planificação na Educação de Infância. Diferentes perspetivas/funções Planear rotinas/Projetos Planificação em Equipa/com as crianças 3. A Avaliação na Educação de Infância Sistemas de Avaliação de grupo e criança Avaliação dos contextos educacionais 4. Metodologias/modelos de intervenção educativa em Educação de Infância: Algumas metodologias de intervenção educativa Didáticas construtivistas e dispositivos pedagógicos 5. Intervenção Ed. Criativa

Avaliação

A UC está estruturada de forma a que os discentes possam construir o seu próprio conhecimento. Os conteúdos serão trabalhados em pequenos grupos, com acompanhamento e orientação tutorial por parte do docente, complementados com exposições, debates teóricos e exemplificação de casos práticos a fim de que as competências a desenvolver sejam de cariz procedimental e não apenas declarativo. As metodologias, necessariamente diversificadas, visam dotar o estudante da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, quer individualmente, quer em grupo. A avaliação de aprendizagens desta unidade curricular processa-se do seguinte modo: 2 Trabalhos escritos individuais (55% da parte relativa à Educação de Infância +45% relativa à parte de 1º e 2º Ciclos): construção de instrumentos de planificação e avaliação ou teste escrito.

Bibliografia

BONA, C. (2017). A nova escola. Lisboa: Penguin Random House. CALVO, H. A. (2016). Viagem à Escola do séc. XXI - Assim trabalhamos colégios mais inovadores do mundo. São Paulo: Fundação Telefonica Vivo. CARDOSO, J. R. (2013). O Professor do Futuro. Lisboa: Gerra e Paz, Editores, S.A. DE VRIES, R. (2004). O currículo construtivista na educação infantil: práticas e actividades. Porto Alegre: Artmed. FOLQUE, M. A., TOMÁS, C., VILARINHO, E., SANTOS, L., FERNANDES-HOMEM, L., & SARMENTO, M. (2016). Pensar a educação de Infância e os seus contextos. Lisboa: Educa. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: M.E. OLIVEIRA MARTINS, G. (2017). Perfil dos alunos para o século XXI. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educacão. Vasconcelos, T. ( 2011) (coord.). Trabalho por Projectos na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens Integrar Metodologias. Lisboa: Ministério da Educação.