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Fundamentos Conceptuais das Práticas em Educação

Responsável da Unidade Curricular: Maria Ivone Couto Monforte das Neves
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a necessidade de uma abordagem multidisciplinar da educação Identificar as principais problemáticas que rodeiam o ato educativo Conhecer o enquadramento legal e institucional que rege o ensino básico e as instituições educativas em particular; Caraterizar o papel do profissional em educação tendo em conta o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e do professor dos Ensinos Básico e Secundário e os perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Revelar capacidades reflexivas perante as situações educativas, estabelecendo relações de causa-efeito Caraterizar o papel dos diferentes parceiros educativos, nível da gestão e administração das escolas, nomeadamente do envolvimento parental Identificar as competências do professor investigador Identificar os princípios e estratégias de implementação da aprendizagem cooperativa

Conteúdos programáticos
I - As Ciências da Educação 1 - Conceito de educação 2 - Principais problemáticas que rodeiam o ato educativo II - Enquadramento legal e institucional da Educação Básica 1 - A Lei de Bases do sistema educativo. 2 - O modelo de gestão e autonomia das escolas 2.1 - Papel dos parceiros educativos 3 - O perfil geral de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor dos Ensinos Básico e Secundário 4 - O perfil específico de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico III - O profissional em educação 1- Retrospetiva do papel do profissional em educação ao longo dos tempos 2- A formação dos profissionais em educação 3- O professor investigador 4- O professor/educador como profissional reflexivo IV- A aprendizagem cooperativa 1- Princípios e práticas

Avaliação

-Exposição teórica de conteúdos -Pesquisa e análise de documentos relevantes na área das Ciências da Educação -Análise e debate de diferentes situações educativas munindo os formandos de competências que facilitem a aprendizagem de metodologias de intervenção educativa -Práticas de reflexões fundamentadas e articuladas com situações práticas, contribuindo para o processo de crescimento pessoal e profissional dos formandos e para o desenvolvimento do saber reflexivo. A avaliação consistirá na realização de um trabalho de grupo (40%) sobre uma temática, relacionada com os conteúdos programáticos, em horas destinadas ao trabalho autónomo do estudante e na sua apresentação oral e escrita. A apresentação oral acontecerá nas horas de contacto, sendo exigido a participação individual de cada formando nesse momento. Após cada apresentação haverá um debate e discussão na turma sobre o mesmo. O teste individual (60%) irá avaliar as aprendizagens efetuadas pelo estudante

Bibliografia

Alarcão, I.(2001).Professor- investigador:Que sentido?Que formação?In: Campos, Bártolo Paiva(org.).Formação profissional de professores no ensino superior.Porto: Porto Editora.p.21-30.ISBN 972-0-34251-X Carvalho, R.(1996).História do ensino em Portugal. Lisboa,Fund. Calouste Gulbenkian Formosinho ,J (1987).Quatro Modelos Ideais de Formação de professores :o modelo empiricista,o modelo teoricista,o modelo compartimentado e o modelo integrado. As Ciências da Educação e a Formação de Professores. Lisboa. GEP-ME.p.82-106 Freitas,L.V. de & Freitas, C.M.V.de(2003).Aprendizagem cooperativa.Porto:Ed.Asa(Col. Guias práticos). ISBN 972-41-3203-X Nóvoa, A.(2002).Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa:Educa. Pires, E. L.(1987), Lei de bases do sistema educativo. Porto: Ed. Asa. ISBN 972-41-0786-8 Perfil geral e específico de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor dos Ensino Básico e Secundário(Dec.-Lei nº 240 e 241/2001 de 30 de Agosto).