Fundamentos Conceptuais das Práticas em Educação
Responsável da Unidade Curricular: Maria Ivone Couto Monforte das Neves
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a necessidade de uma abordagem multidisciplinar da educação
Identificar as principais problemáticas que rodeiam o ato educativo
Conhecer o enquadramento legal e institucional que rege o ensino básico e as instituições educativas em particular;
Caraterizar o papel do profissional em educação tendo em conta o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e do professor dos Ensinos Básico e Secundário e os perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Revelar capacidades reflexivas perante as situações educativas, estabelecendo relações de causa-efeito
Caraterizar o papel dos diferentes parceiros educativos, nível da gestão e administração das escolas, nomeadamente do envolvimento parental
Identificar as competências do professor investigador
Identificar os princípios e estratégias de implementação da aprendizagem cooperativa
Conteúdos programáticos
I - As Ciências da Educação
1 - Conceito de educação
2 - Principais problemáticas que rodeiam o ato educativo
II - Enquadramento legal e institucional da Educação Básica
1 - A Lei de Bases do sistema educativo.
2 - O modelo de gestão e autonomia das escolas
2.1 - Papel dos parceiros educativos
3 - O perfil geral de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor dos Ensinos Básico e Secundário
4 - O perfil específico de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico
III - O profissional em educação
1- Retrospetiva do papel do profissional em educação ao longo dos tempos
2- A formação dos profissionais em educação
3- O professor investigador
4- O professor/educador como profissional reflexivo
IV- A aprendizagem cooperativa
1- Princípios e práticas
Avaliação
-Exposição teórica de conteúdos
-Pesquisa e análise de documentos relevantes na área das Ciências da Educação
-Análise e debate de diferentes situações educativas munindo os formandos de competências que facilitem a aprendizagem de metodologias de intervenção educativa
-Práticas de reflexões fundamentadas e articuladas com situações práticas, contribuindo para o processo de crescimento pessoal e profissional dos formandos e para o desenvolvimento do saber reflexivo.
A avaliação consistirá na realização de um trabalho de grupo (40%) sobre uma temática, relacionada com os conteúdos programáticos, em horas destinadas ao trabalho autónomo do estudante e na sua apresentação oral e escrita. A apresentação oral acontecerá nas horas de contacto, sendo exigido a participação individual de cada formando nesse momento. Após cada apresentação haverá um debate e discussão na turma sobre o mesmo. O teste individual (60%) irá avaliar as aprendizagens efetuadas pelo estudanteBibliografia
Alarcão, I.(2001).Professor- investigador:Que sentido?Que formação?In: Campos, Bártolo Paiva(org.).Formação profissional de professores no ensino superior.Porto: Porto Editora.p.21-30.ISBN 972-0-34251-X
Carvalho, R.(1996).História do ensino em Portugal. Lisboa,Fund. Calouste Gulbenkian
Formosinho ,J (1987).Quatro Modelos Ideais de Formação de professores :o modelo empiricista,o modelo teoricista,o modelo compartimentado e o modelo integrado. As Ciências da Educação e a Formação de Professores. Lisboa. GEP-ME.p.82-106
Freitas,L.V. de & Freitas, C.M.V.de(2003).Aprendizagem cooperativa.Porto:Ed.Asa(Col. Guias práticos). ISBN 972-41-3203-X
Nóvoa, A.(2002).Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa:Educa.
Pires, E. L.(1987), Lei de bases do sistema educativo. Porto: Ed. Asa. ISBN 972-41-0786-8
Perfil geral e específico de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor dos Ensino Básico e Secundário(Dec.-Lei nº 240 e 241/2001 de 30 de Agosto).