Didática das Expressões

Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
3º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Adquirir os conhecimentos didáticos e metodológicos no ensino da Educação Artística Utilizar os conhecimentos nas diferentes áreas artísticas para uma intervenção educativa adequada à Educação Básica Mobilizar um reportório de materiais artísticos que lhe permita dar ênfase à manipulação e experimentação de situações artisticamente ricas no seu trabalho Conhecer e aplicar as estratégias relacionadas com a educação cultural e a sensibilidade estética Reconhecer a interdisciplinaridade como uma forma de promover desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e sócio afetivo das crianças com que venha a trabalhar Promover a criatividade na aprendizagem Identificar comportamentos que promovem ou dificultam relações saudáveis em si e nos outros

Conteúdos programáticos
Métodos para aproximar a arte das crianças Conhecimento e aplicação dos pressupostos pedagógicos inerentes ao desempenho do professor Organização do espaço, materiais e suportes Planificação de atividades. Interdisciplinaridade A Importância da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança Dinâmicas de exploração dramática: o jogo dramático, animação de objetos, mímica, voz, construção de sequências de ação e de texto Estratégias para a dinamização da hora do conto O processo musical: Canto, Percussão Corporal, Atividade instrumental, Movimento e Audição Finalidades educativas da expressão motora. Os diversos tipos de planeamento e avaliação.

Avaliação

Nas aulas utiliza-se a conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos sobre didática das expresões artísticas. Avaliação: Será elaborado pelos estudantes um trabalho teórico-prático em grupo, tendo por base a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas artísticas (100%).

Bibliografia

BAÑUELOS, F (1989) Bases para una Didáctica de la Educación Física y el Deporte. Gymnos Editorial. Madrid. ISBN84-85945- 31-X BARRET, M (1998) Educação em Arte, Col., Dimensões, Lisboa, ISBN: 978-972-742-240-1 BEJA, F et al (2002) Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Porto, Porto Editora ISBN: 978-972-0-01374 BELVER, M (2000) Educación artística y arte infantil, Madrid: ed. Fundamentos, ISBN 84-245-0822-X CRUZ, S; CARVALHO, L D ed al (1998) Manual de Educação física:1º ciclo do E B, Lisboa, Ed Gab Coord. Desp Esc ISBN 972- 9145-88-1 GARDNER, H (1999) Educación Artística e Desarrollo Humano, Barcelona, Paidós, ISBN 84-493-0023-1 HERNÁNDEZ, F (2000) Cultura visual, Mudança educativa e Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora ISBN:85-7307- 606-2