Didática da Leitura e da Escrita

Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
3º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer o campo da didática da língua materna 3. Analisar/descrever as competências promotoras de leitura e de escrita 4. Aplicar os métodos de leitura e de escrita no âmbito da didática processual leitora e escrevente 5. Conhecer as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

Conteúdos programáticos
A Didática Geral e a Didática Aplicada à Língua Materna; Leitura e a Escrita; Métodos de Leitura e de Escrita; Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Avaliação

Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo As metodologias selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor expositivo alternadas por apresentação de trabalhos de grupo de acordo com problemáticas pré-definidas relacionadas com a didática da leitura e a didática da escrita. A avaliação da aprendizagem nesta UC rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta os seguintes elementos de avaliação sumativa: trabalho de grupo (40%) e um trabalho individual (60%).

Bibliografia

ALEIXO, C. (2005). A Vez e a Voz da Escrita. Col. Desenvolvimento Curricular, 7. Lisboa: DGIDC.ISBN:972-742-209-8 AMOR, E. (1993). Didáctica do Português. Fundamentos e metodologia, Lisboa: Texto Editora. ISBN:972-47-2364-X COELHO, A. B. e outros (2014). Didática da Leitura. Escolar Editora. ISBN: 9789896690649. BARBEIRO, L. (2003). Escrita: Construir a Aprendizagem. Braga: Universidade do Minho. ISBN:972-876-08-3 LOPES, João A. (2005). Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita - Perspectivas da avaliação e de intervenção, Colecção em foco. Porto: Porto Editora. ISBN:989-558-036-3 REBELO, J. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita em alunos do Ensino Básico. Rio Tinto: Asa. ISBN:978-972-614-417-5 SALGADO, V. de Lima (2016). O Papel do Professor na Competência da Leitura e da Escrita: didática e prática pedagógica. Brasil. Editora Appris. ISBN: 9788547300364.