Investigação, Informática e Educação
Responsável da Unidade Curricular: Ana Cristina Dias Pinheiro
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Caracterizar a sociedade atual contextualizando público-alvo
- Atribuir significado às observações realizadas contextualizando-as
- Caracterizar a utilização das TIC na sociedade atual
- Adequar as TIC a diferentes contextos
- Saber procurar e selecionar informação
- Utilizar critérios concretos de classificação da informação
- Utilizar diferentes recursos digitais
- Adequar recursos digitais
- Tomar decisões de forma autónoma
- Diferenciar instrumentos de recolha de dados
- Apresentar dados em gráficos adequados
- Fazer leitura dos dados
Conteúdos programáticos
A Sociedade do Conhecimento/Informação
Literacia informática: a realidade portuguesa
A gestão da informação na web e o profissional de educação
A utilização da tecnologia na construção de instrumentos de recolha de dados
A folha de cálculo e o profissional investigador
A Tecnologia na interação entre a escola e a comunidade educativa
Apresentações profissionais em formatos digitais
Os métodos e técnicas de Investigação disponíveis para o professor investigador
O processo de recolha de dados no contexto das ciências da educação
Produção de documentos académicos/científicos respeitando modos formais de referenciação de trabalhos
Avaliação
Nas aulas teóricas são expostos os conceitos e teorias centrais necessários à UC. Os estudantes são convidados à leitura parcial/ integral de textos para a sua discussão em aulas. As aulas teórico-práticas são utilizadas para a apresentação da leitura crítica de textos fornecidos. Ao longo das sessões os estudantes desenvolvem trabalhos individuais acompanhados pelas docentes.
Avaliação: Trabalho de grupo:60% Participação individual: 40%
Participação individual inclui uma ficha de avaliação, bem como a assiduidade, pontualidade, participação, envolvimento, capacidade crítica e a apresentação dos trabalhos de grupo
Trabalho de grupo 2/3 elementos (máx. 8 páginas, sem capa e índice). Os alunos deverão produzir um trabalho de reflexão teórica e planificação de uma investigação.Bibliografia
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari (1994), Investigação qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos, Porto, Porto Editora 85-12-30370-0
CARDOSO, Gustavo (2005). A sociedade em rede em Portugal. Porto: Campo das Letras. 972-610-920-5
CASTELLS, Manuel (2004). A Galáxia internet: reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 972-31-1065-2
CORREIA, Secundino, CORREIA, Tiago (2007) Utilização Criativa das TIC. Coimbra: Cnotinfor [Documento electrónico] 978-972-8336-25-7
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc (1988), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 1ª edição, Lisboa, Gradiva 972-662-275-1
TUCKMAN, Bruce W. (2000), Manual de Investigação em Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian 972-31-0879-8