Didática do Estudo do Meio
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Indicar as principais finalidades e objetivos do ensino da História, Geografia e das Ciências Físicas e Naturais
Aplicar os conhecimentos sobre as variadas estratégias e recursos didáticos
Reconhecer e adequar as metodologias de abordagem destas ciências ao estudo do meio
Utilizar os saberes do mundo atual, quer no campo quer na cidade, para uma perceção destes mesmos espaços
Observar, registar e interpretar os vários fenómenos sociais, os diferentes elementos e os fatores que contribuem para o estudo do espaço natural e humano
Realizar trabalho de campo como processo de investigação para identificar as diferentes vivências no espaço geográfico
Identificar situações do quotidiano que evidenciam a relevância da literacia científica
Reconhecer a importância do conhecimento, da motivação, da observação, do questionamento e do espírito crítico no método experimental
Usar os conhecimentos científicos, reconhecer questões científicas, retirar conclusões baseadas em evidências
Conteúdos programáticos
História:
Da História ciência ao ensino da História na Educação Básica
A dimensão formativa da História
Geografia:
Aspetos da Geografia Humana
A evolução dos vários setores da atividade ao longo dos tempos
Análise demográfica e causas da mudança da estrutura familiar
Ciências Físicas e Naturais:
Literacia científica - processos, conteúdos e contextos
O Ensino experimental das ciências
Atividades científicas de exploração e investigação
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição
Debate
Análises de documentos
Trabalho em grupo
Casos práticos
Descrição:
As aulas expositivas prepararam os estudantes para a análise de documentos, a observação das realidades da História, da Geografia e das Ciências Físicas e Naturais e para a preparação dos documentos de avaliação. O debate, análise de documentos e o estudo de casos práticos, assim como a partilha de experiências em grupo possibilitarão a visão sistémica das realidades.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Um trabalho único sobre uma figura portuguesa quanto ao enquadramento histórico, geográfico e científico (40% avaliação individual na apresentação do trabalho e 60% da avaliação do grupo do trabalho interdisciplinar de pesquisa). Bibliografia
ARROTEIA, J. (1985); Portugal: Perfil Geográfico e Social, Lisboa, Livros Horizonte. ISBN 972-240-068-1
CARVALHO, G.S. (2009). Literacia Científica: Conceitos e dimensões. In Azevedo, F. & Sardinha, M.G. (Coord.). Modelos e Práticas em Literacia (pp 179-194). Lisboa: Edições Lidel. ISBN 978-972-757-598-5
FELGUEIRAS, M.L. (1994) Repensar a História / Repensar o seu ensino, Porto, Porto Editora. ISBN 972-0-34081-9
FÉLIX, N. (1998) A História na Educação Básica [Em linha], Lisboa, Ministério da Educação DEB. ISBN 972-742-115-6.
GALVÃO, C. e outros (2006) Avaliação de competências em ciências. Porto. Ed. Asa. ISBN 972-41-4705-3
GERSMEHL, P. (2008); Teaching geography, 2.ª ed., The Guilford Press, New York. ISBN 978-159-385-715-8
MANIQUE, A.P. e PROENÇA, M.C. (1994) Didática da História - Património e História local, Lisboa, Texto Editora. ISBN 972-47-0563-3
MÉRENNE-SCHOUMAKER, B. (1999); Didática da geografia. Porto, Ed. Asa. ISBN 972-41-1987-4