Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Tópicos de Geometria

Responsável da Unidade Curricular: Cláudia Noémia Soares de Sousa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição oral e escrita das situações geométricas e/ou de medição exploradas Distinguir noções primitivas, noções derivadas, axiomas e teoremas Identificar figuras bidimensionais Caraterizar corretamente formas bidimensionais Representar com rigor e correção figuras planas Descrever relações entre elementos de formas geométricas bidimensionais Reconhecer atributos mensuráveis em figuras planas Aplicar técnicas adequadas à medição de atributos das figuras planas Efetuar transformações geométricas no plano Identificar formas tridimensionais Caraterizar adequadamente formas tridimensionais Descrever relações entre os elementos de objetos tridimensionais Aplicar técnicas adequadas à medição de atributos de objetos tridimensionais Utilizar ferramentas apropriadas à determinação de medidas de grandezas Desenvolver argumentos lógicos na resolução de problemas de natureza geométrica

Conteúdos programáticos
- Geometria no plano Elementos geométricos - pontos, retas e ângulos Noções de comprimento e amplitude Os polígonos - elementos básicos e propriedades Cálculo de perímetros Noção de área de uma superfície. Cálculo de áreas A circunferência - elementos básicos e propriedades. Perímetro e área do círculo A circunferência e os polígonos - polígonos inscritos e circunscritos Transformações geométricas Transformações de semelhança - Geometria tridimensional Elementos geométricos - planos e ângulos diedros Posições relativas de retas e de planos no espaço Os poliedros -elementos básicos e propriedades o Os prismas - definição e propriedades; classificação o As pirâmides - definição e propriedades; classificação o Os poliedros regulares Formas tridimensionais curvas o Os cilindros o Os cones o A esfera Noção de volume de um corpo. Cálculo de volumes Noção de capacidade de um recipiente. Determinação de capacidades

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição Trabalho individual Trabalho em grupo Problemas Descrição: Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos, posteriormente aplicados, debatidos e sistematizados nas aulas teórico-práticas, alternando momentos de trabalho individual com momentos de trabalho em grupo, visando a resolução de situações problemáticas que visam a compreensão e integração de conceitos, procedimentos e argumentos no âmbito da geometria e da medida. Formas de avaliação e respetiva ponderação: 2 testes individuais escritos (50% + 50%) Descrição: A avaliação dos conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas "ao nível de conceitos, representações, procedimentos e argumentos" e da progressão das aprendizagens realizadas ao longo da unidade curricular, basear-se-á na aquisição das competências demonstradas por cada estudante em testes individuais escritos.

Bibliografia

CARAÇA, B. J. (2000). Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-616-9 DGIDC (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC MUSSER, G., BURGER,W. (1997). Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach. New Jersey: Prentice Hall. ISBN 0-13-246182-X PALHARES, P (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel. ISBN 978-972-757-280-9 NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM. ISBN 978-972-8768-24-9