Iniciação à Prática Profissional II
Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a estrutura e funcionamento das Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico
Saber selecionar e aplicar instrumentos de recolha de informação para, numa ótica formativa, proceder à caracterização dos alunos e dos contextos educativos
Analisar as diferenças existentes nos atores (professores e alunos) nos diferentes contextos de intervenção em sala de aula, consciencializando-se com a sua orientação profissional
Revelar sentido crítico na seleção que faz das fontes de informação
Saber relacionar a informação, revelando compreensão pedagógica
Identificar perfis diferentes na ação pedagógica ao nível das competências para ensinar
Fundamentar, revelando conhecimento pedagógico, a sua opção profissional.
Conteúdos programáticos
1. Perfil geral de desempenho do professor do ensino básico
1.1. Dimensão profissional, social e ética
1.2. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
1.3. Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade
1.4. Dimensão de desempenho profissional ao longo da vida
2. Perfil de competências do professor do 1º ciclo:
2.1. Competências transversais dos professores do 1º Ciclo
2.2. Perfil de competências do professor do 1º ciclo
3. Observação em contextos educativos
3.1. 1º Ciclo do Ensino Básico: características e especificidades do contexto educativo
Avaliação
A UC está estruturada em função de 2 seminários que contextualizam as observações a realizar ao longo do semestre, de modo a que melhor entendam as suas especificidades e o que lhes é solicitado. Os estudantes deverão seleccionar e construir instrumentos de recolha de dados, de modo a que possam obter informações que lhes permitam proceder à caracterização do perfil de competências transversais e específicas do 1º ciclo do Ensino Básico.
No horário de OT, os estudantes são acompanhados por um docente que esclarece, encaminha e ajuda a refletir sobre as principais observações e análises realizadas.
Tendo por base a observação e registo e/ou análise documental realizada no contexto de 1º CEB e no tempo de trabalho autónomo, o estudante labora um relatório de estágio (100%) referindo as implicações de uma intervenção educativa (observar, planificar, intervir e avaliar), tendo em conta situações de aprendizagem observadas no contexto, recorrendo à bibliografia referenciada nos seminários.Bibliografia
PERRENOUD, Philippe (2000), 10 Novas Competências para Ensinar, Porto Alegre, Artmed Editora. ISBN 978-85-7307-637-0
Decreto-Lei nº 240/2001 de 30 de Agosto de 2001. disponível em http://dre.pt/pdf1sdip/2001/08/201A00/55695572.pdf
ME, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), Currículo Nacional do Ensino Básico, Competências Essenciais. disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/
Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de Abril. disponível em http://legislacao.min-edu.pt/np4/135
DAMAS, Maria Joaquina, (1999), Observar para avaliar, Coimbra, Almedina. ISBN 972-40-1155-0