Educação Artística e Processos Criativos
Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Promover a relação da Arte com a Escola e Instituições Culturais, assumindo a cultura como uma necessidade no processo educativo
- Sensibilizar os estudantes para o papel da Arte na formação das crianças e para a sua relação com outras áreas do saber
- Estimular o conhecimento do Património Cultural e Artístico como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a sensibildade estética
- Estimular o conhecimento sobre os processos criativos e artísticos como meio de desenvolver a literacia cultural
- Estimular a conceção e produção de práticas artísticas originais e inovadoras na educação
- Exercitar e desenvolver capacidades artisticas e criativas tendo em consideração os discursos artísticos atuais em contextos educativos formais e não formais
- Promover a dimensão estética da Educação através da apropriação das várias formas de arte
Conteúdos programáticos
1. A Educação Artística
1.1. Conhecer diferentes conceções sobre a Educação Artística
1.2. O papel do conhecimento artístico na Educação
1.3. A Arte em contextos educativos não formais
2. Os Processos Criativos
2.1. A expressão e comunicação na arte
2.2. O desenvolvimento da criatividade
2.3. Da concetualização à produção
2.4. Experimentar, criar e transformar
Avaliação
As aulas são fundamentalmente teórico práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos de sobre educação artística, filmes/documentário sobre artistas e os seus processos criativos. Nas aulas práticas será realizado um trabalho de experimentação sobre o processo criativo. Desta UC constam ainda seminários para que os estudantes possam ter acesso a artistas/educadores/críticos/especialistas convidados que possam relatar as suas experiências quer no âmbito da educação artística, quer no âmbito das artes.
Avaliação: Será elaborado pelos estudantes um trabalho teórico-prático em grupo, onde consta a experiência relacionada com o processo criativo (100%). Bibliografia
Aguirre, I. (2005). Teorias y Prácticas en Educación Artística: ideias para una revisión pragmatista de la experiencia estética. 1ª ed. Barcelona: Octaedro-EUB, Universidad Pública de Navarra. ISBN:84-95075-33-4
Fontal, R.(2010). Cómo enseñar arte en la escuela. Madrid:Ed. Síntesis. ISBN:978-84-975669-0-2
Freedman, K. (2006). Enseñar la Cultura visual - Currículum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro. ISBN:84-8063-845-1
Irwin, R. (2013). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria:ed.Ufsm. ISBN:978-85-7391-186-2
Masachs, Roser (Coord.) (2005). Museos de Arte y Educación, Construir patrimonios desde la diversidad. Gijón:Ediciones Trea. ISBN:978-84-9704-288-8
Oliveira, M. (2015). A Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica na Formação Inicial de Professores. Porto: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. ISBN: 978-989-99073-4-8