Comunicação Matemática
Responsável da Unidade Curricular: Rui João Teles da Silva Ramalho
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Mobilizar o conhecimento e as competências necessárias à implementação de um currículo integrado, que contemple a promoção e o desenvolvimento da comunicação matemática
Comunicar descobertas, ideias e procedimentos matemáticos através do uso de uma linguagem correta, não ambígua e adequada às situações, tanto oralmente como por escrito
Distinguir caraterísticas de vários tipos de linguagem
Aplicar corretamente a linguagem matemática na realização de atividades orais e/ou escritas
Realizar atividades intelectuais que envolvem raciocínios matemáticos
Reconhecer que a validade de uma afirmação está relacionada com a consistência da argumentação lógica utilizada e não com alguma autoridade exterior
Desenvolver argumentos lógicos na justificação de conclusões
Definir estratégias de comunicação adequadas às várias etapas de construção do conhecimento lógico-matemático
Respeitar as regras definidas para o desenvolvimento de atividades
Conteúdos programáticos
Linguagens
- Tipos de linguagem
- Linguagem matemática
Lógica de proposições
- Noção de proposição. Valor lógico de uma proposição
- Operações lógicas. Definição e propriedades
- Silogismos e polissilogismos
Lógica de condições e de conjuntos
- Noção de condição. Classificação de condições
- Operações entre condições. Quantificadores
- Conjunto e elemento. Cardinal de um conjunto
- Representação de conjuntos
- Relações e operações com conjuntos. Propriedades
Relação entre as operações entre condições, as operações entre conjuntos e as operações aritméticas
Relações binárias.
- Noção de relação binária. Representação de relações binárias
- Aplicações. Relações binárias definidas num só conjunto: relações de equivalência e relações de ordem
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Problemas
Descrição:
Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos, posteriormente aplicados, debatidos e sistematizados nas aulas teórico-práticas, alternando momentos de trabalho individual com momentos de trabalho em grupo, visando a resolução de situações problemáticas e a sua descrição em linguagem adequada.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
2 testes individuais escritos (50% + 50%)
Descrição:
A avaliação dos conhecimentos inerentes às atividades de comunicação matemática - ao nível de conceitos, representações, procedimentos e argumentos - e da progressão das aprendizagens realizadas ao longo da unidade curricular, basear-se-á na aquisição das competências demonstradas por cada estudante em testes individuais escritos.Bibliografia
BÍVAR, A. et al (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática: ensino básico. Lisboa: MEC
CARAÇA, B. J. (2000). Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-616-9
LIPSCHUTZ, S. (1994). Teoria de Conjuntos. Lisboa: McGraw-Hill.
MUSSER, G., BURGER,W. (1997). Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach. New Jersey: Prentice Hall. ISBN 0-13-246182-X