Comunicação Matemática

Responsável da Unidade Curricular: Rui João Teles da Silva Ramalho
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Mobilizar o conhecimento e as competências necessárias à implementação de um currículo integrado, que contemple a promoção e o desenvolvimento da comunicação matemática Comunicar descobertas, ideias e procedimentos matemáticos através do uso de uma linguagem correta, não ambígua e adequada às situações, tanto oralmente como por escrito Distinguir caraterísticas de vários tipos de linguagem Aplicar corretamente a linguagem matemática na realização de atividades orais e/ou escritas Realizar atividades intelectuais que envolvem raciocínios matemáticos Reconhecer que a validade de uma afirmação está relacionada com a consistência da argumentação lógica utilizada e não com alguma autoridade exterior Desenvolver argumentos lógicos na justificação de conclusões Definir estratégias de comunicação adequadas às várias etapas de construção do conhecimento lógico-matemático Respeitar as regras definidas para o desenvolvimento de atividades

Conteúdos programáticos
Linguagens - Tipos de linguagem - Linguagem matemática Lógica de proposições - Noção de proposição. Valor lógico de uma proposição - Operações lógicas. Definição e propriedades - Silogismos e polissilogismos Lógica de condições e de conjuntos - Noção de condição. Classificação de condições - Operações entre condições. Quantificadores - Conjunto e elemento. Cardinal de um conjunto - Representação de conjuntos - Relações e operações com conjuntos. Propriedades Relação entre as operações entre condições, as operações entre conjuntos e as operações aritméticas Relações binárias. - Noção de relação binária. Representação de relações binárias - Aplicações. Relações binárias definidas num só conjunto: relações de equivalência e relações de ordem

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição Trabalho individual Trabalho em grupo Problemas Descrição: Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos, posteriormente aplicados, debatidos e sistematizados nas aulas teórico-práticas, alternando momentos de trabalho individual com momentos de trabalho em grupo, visando a resolução de situações problemáticas e a sua descrição em linguagem adequada. Formas de avaliação e respetiva ponderação: 2 testes individuais escritos (50% + 50%) Descrição: A avaliação dos conhecimentos inerentes às atividades de comunicação matemática - ao nível de conceitos, representações, procedimentos e argumentos - e da progressão das aprendizagens realizadas ao longo da unidade curricular, basear-se-á na aquisição das competências demonstradas por cada estudante em testes individuais escritos.

Bibliografia

BÍVAR, A. et al (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática: ensino básico. Lisboa: MEC CARAÇA, B. J. (2000). Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-616-9 LIPSCHUTZ, S. (1994). Teoria de Conjuntos. Lisboa: McGraw-Hill. MUSSER, G., BURGER,W. (1997). Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach. New Jersey: Prentice Hall. ISBN 0-13-246182-X