Técnicas de Comunicação Oral e Escrita

Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Contextualizar o ato comunicativo na sociedade atual 2. Utilizar técnicas de comunicação oral em tipologias discursivas e contextos diversificados 3. Utilizar técnicas de comunicação escrita em tipologias discursivas e contextos diversificados 4. Analisar enunciados orais e escritos em termos de forma e conteúdo 5. Avaliar a comunicação oral e escrita

Conteúdos programáticos
1. Comunicação, informação e atualidade 2. Comunicação oral vs. Comunicação escrita 3. Técnicas de comunicação oral 4. Técnicas de comunicação escrita 5. Procedimentos de escrita 6. Análise discursiva 7. Dimensão simbólica do discurso 8. Efeitos estéticos e retóricos 9. Contextos de produção e receção do texto 10. Avaliação da comunicação

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Trabalho individual Trabalho em grupo Autoscopia Descrição: As metodologias acima selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor expositivo alternadas por apresentação de trabalhos. A Correção individual e colectiva de texto e o comentário de excertos , debates, notícias em diversos suportes comunicativos serão igualmente momentos para potenciar a oralidade e a escrita. A análise e produção de textos de várias tipologias bem como a simulação de contextos específicos de produção oral e escrita (debate, entrevista, mesa-redonda...) suportam a intencionalidade inscrita na descrição competencial desta unidade curricular. Formas de avaliação e respetiva ponderação: A avaliação será feita com base na produção oral individual (50%) e realização de teste escrito (50%). Descrição: A avaliação constará de um momento dedicado à expressão oral/exposição oral e um outro dedicado ao domínio da escrita, privilegiando-se, durante a lecionação, atividades de desenvolvimento da oralidade e da escrita em formato individual e grupal, partindo de propostas de trabalho em sala de aula e autónomo.

Bibliografia

AMOR, E. (2001) Didáctica do Português - Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editora. ISBN 9789724723648 BARBIERI Figueiredo, E. F., Olívia Maria (2001). Itinerário Gramatical. Porto: Porto Editora. ISBN 972-8360-15-0 LEÃO, M./FILIPE, H. (2005) 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica, Porto, Porto Editora. ISBN 972-096-070-0 MENDONÇA, A. e. a. (2003). Métodos e Técnicas de Expressão Oral Ensinos Básico e Secundário. Porto: ASA Editores.ISBN 978-972-41-5066-6 PEREIRA, M.L/AZEVEDO, F. (2003) Como Abordar... A Produção de Textos Escritos, Porto, Areal Editores. ISBN 972-627-642-X REI, J. ESTEVES (1995) Curso de Redacção II. O Texto. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40106-9 ROCHA, M.R./MATOS, M.J./TAVARES, S:D:/ REIS, C. (2010) Assim É que É Falar. 201 Perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito. Lisboa, Planeta. ISBN 978-989-657-036-1