Arte e Educação
Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Caraterizar e identificar diferentes manifestações Artísticas no seu contexto histórico e sócio cultural
Compreender a importância das expressões artísticas no processo educativo
Identificar as diferentes áreas artísticas e enquadra-as na atividade docente
Reconhecer o valor da dança como arte em diversos contextos
Selecionar as danças populares com os escalões etários e com o desenvolvimento motor
Reconhecer o valor da música como arte e o seu papel em diversos contextos sócio educativos
Distinguir objetivos da expressão musical
Rentabilizar recursos musicais
Identificar movimentos artísticos e culturais ao longo da história e na contemporaneidade
Analisar concetual e formalmente uma obra de arte
Identificar as etapas da representação gráfica infantil
Identificar as finalidades da educação artística
Reconhecer o teatro nos contextos sócio educativos
Distinguir os objetivos da educação teatral e artística
Aplicar conteúdos da educação artística teatral
Identificar etapas organizativas
Conteúdos programáticos
Motora:
A dança na educação
Evolução histórica da dança
A importância educativa da dança
Valores desenvolvidos através da dança
O ensino da dança popular
Metodologia e orientação aplicada da dança
Abordagem prática de diversos tipos de dança
Musical:
A música e a sua dimensão artística.
A educação artística como instrumento de intervenção educativa
Aplicação prática dos conteúdos da educação artística musical
Construção e aplicação de jogos e atividades musicais
Plástica:
Arte e estética
A importância das Artes na história e na contemporaneidade
Interpretação e compreensão das obras de arte
A Expressão plástica na Educação
Princípios e finalidades da Educação Artística
Princípios de representação gráfica infantil
Dramática:
Importância do Teatro na história da humanidade
Conceitos e terminologias
Princípios, finalidades e especificidades
Competências na construção do espetáculo
Produção e criação artística
Princípios na criação e elementos de comunicação artística
Avaliação
Exposição
Debate
Análises de documentos
Trabalho em grupo
Casos práticos
Esta UC está dividida em 4 áreas artísticas sendo a classificação final o resultado da média aritmética simples das diferentes avaliações
Plástica:Resulta da apreciação de um trabalho teórico prático de grupo(60%) e de uma defesa oral do mesmo (40%)
Musical:Trabalho teórico prático de grupo(100%)
Motora:Apreciação de um trabalho teórico prático feito em grupo(10%) e sua apresentação prática(90%)
Dramática:Dossiê individual de acompanhamento das aulas, com pesquisa em matérias sugeridas(50%) e trabalho teórico prático de grupo(50%)
Os trabalhos efetuados em cada área artística têm por base uma proposta de intervenção que,partindo de temas diferenciados pretendem fazer com que os estudantes compreendam a importância das expressões artísticas no processo educativo enquadrando as diferentes áreas artísticas na atividade docente de acordo com a especificidade de cada uma das áreas, explorando as suas potencialidades
Bibliografia
BEJA, F. et Al (2002), Jogos e Projectos de Expressão Dramática, Porto Editora. ISBN 987-972-0-01374-3
BELVER, M., (2000), Educación artística y arte infantil, Madrid: editorial Fundamentos, ISBN 84-245-0822-X
EISNER, E., (1998), Educar la visión artística, Barcelona: Paidós Educador, ISBN 84-493-0146-7
HOWARD, W., (1984), A Música e a Criança, S. Paulo, Summos.
LANDIER, J. E BARRET, G. (1999), Expressão Dramática e Teatro, Col. Práticas Pedagógicas, Ed. ASA, 1999. ISBN 972-41-1409-0
MANNI, D., (1998), Dança Educação - Princípios, Métodos e Técnicas, Rio de Janeiro, Editora Sprint. ISBN 85-85031-83-2
SOUSA, A., (2003) A Educação pela Arte e as Artes na Educação, Música e Artes Plásticas, Horizontes Pedagógicos, Lisboa, Edições Piaget. ISBN 972-771-616-4
SOUSA, A., (2003) Educação pela Arte e arte na educação, Drama e Dança. Horizontes Pedagógicos, Edições Piaget. ISBN 972-771-616-4