Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Estratégias de Reinserção Social

Responsável da Unidade Curricular: Paula Cristina Pacheco Medeiros
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Reconhecer a relatividade dos conceitos de norma, desvio e crime, como enquadradores dos valores sociais fundamentais 2. Identificar contextos problemáticos de intervenção, com populações específicas, reconhecendo o valor da inclusão social como acto de cidadania e indivíduos e grupos 3. Mobilizar conhecimentos de práticas institucionais e políticas sociais de reinserção social, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva 4. Problematizar uma realidade, analisando as respostas institucionais, as estratégias e as práticas de reinserção, a partir de uma postura reflexiva, atenta e critica, equacionando o papel do educador social na reinserção social

Conteúdos programáticos
1. Da Integração social a) norma e desvio - breve analise conceptual b) processos de precarização e vulnerabilidade nas sociedades contemporâneas 2. O sistema penal e prisional a) Pena versus reinserção b) Liberdade versus encarceramento 3. Âmbitos de atuação da Reinserção Social a) reclusão - estigma, reclusão e possibilidades de reinserção b) toxicodependência - importância da prevenção e do trabalho em rede; as dimensões da reinserção social. A reinserção na família e no mercado de trabalho c) cidadãos portadores de deficiência - família e proteção social; Emprego Protegido d) saúde mental - Família, unidades de saúde e comunidade; tratamento hospitalar e) crianças e jovens em risco - sistema Tutelar de Menores; Centros Educativos e Instituições para Menores em risco 4. O papel do educador social nos diferentes âmbitos de atuação a) o educador na reinserção social b) o papel das equipas multidisciplinares e do trabalho em rede

Avaliação

As aulas mobilizam-se a partir de Exposição e analise de textos, e de momentos de trabalho individual e coletivo. As aulas serão divididas por momentos de produção de sínteses teóricas pela docente da unidade, e pela discussão com os alunos quer de textos trazidos anteriormente na aula, quer de material analisado no momento da aula. Os alunos são convidados a debater, discutir, refletir acerca das propostas, dos filmes visionados, e dos trabalhos de grupo, em cada aula, de modo a que todos os grupos tomem contacto com os diferentes conteúdos programáticos da unidade curricular. Da avaliação fazem parte um teste de avaliação de conhecimentos teóricos (40%) e a realização de um trabalho pratico, interligado com a unidade curricular de Populações em Risco, com 60% da avaliação final. Neste trabalho, os estudantes refletem acerca de um dos domínios específicos de atuação trabalhados em aula.

Bibliografia

AGRA, Cândido da (1998), Entre droga e crime, Lisboa, Noticias Editorial.ISBN 978-972-46-1794-7 BANDEIRA, Marina; Ireno, Esther de Matos (2002), "Reinserção Social de Psicóticos: Avaliação Global do grau de assertividade, em situações de fazer e receber critica" in Psicologia: Reflexão e critica, 15(3), 665-675. CARVALHO, Maria Joao Leote (2003), Entre as malhas do desvio: jovens, espaços, trajetórias e delinquência, Oeiras, Celta Editora.ISBN 972-774-166-5 FERNANDES, Luis (1998), O sitio das drogas, Lisboa, Noticias Editorial.972-46-0966-9 FERNANDES, Luis (2006), "O Medo a Cidade", Actas do Encontro Intervenção Social, Saberes e Contextos, Porto, Edições ESE Paula Frassinetti, pp. 99:110.ISBN 972-99174-3-4 PAUGAM, Serge (2003), A Desqualificação Social. Ensaio sobre a nova pobreza, Porto, Porto Editora.ISBN 972-0-34856-9 PIMENTEL, Alberto Manuel Ferreira (2001), Acão Social na Reinserção Social, Lisboa, Universidade Aberta.ISBN 972-674-331-1