Estratégias de Reinserção Social
Responsável da Unidade Curricular: Paula Cristina Pacheco Medeiros
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Reconhecer a relatividade dos conceitos de norma, desvio e crime, como enquadradores dos valores sociais fundamentais
2. Identificar contextos problemáticos de intervenção, com populações específicas, reconhecendo o valor da inclusão social como acto de cidadania e indivíduos e grupos
3. Mobilizar conhecimentos de práticas institucionais e políticas sociais de reinserção social, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva
4. Problematizar uma realidade, analisando as respostas institucionais, as estratégias e as práticas de reinserção, a
partir de uma postura reflexiva, atenta e critica, equacionando o papel do educador social na reinserção social
Conteúdos programáticos
1. Da Integração social
a) norma e desvio - breve analise conceptual
b) processos de precarização e vulnerabilidade nas sociedades contemporâneas
2. O sistema penal e prisional
a) Pena versus reinserção
b) Liberdade versus encarceramento
3. Âmbitos de atuação da Reinserção Social
a) reclusão - estigma, reclusão e possibilidades de reinserção
b) toxicodependência - importância da prevenção e do trabalho em rede; as dimensões da reinserção social. A reinserção na família e no mercado de trabalho
c) cidadãos portadores de deficiência - família e proteção social; Emprego Protegido
d) saúde mental - Família, unidades de saúde e comunidade; tratamento hospitalar
e) crianças e jovens em risco - sistema Tutelar de Menores; Centros Educativos e Instituições para Menores em risco
4. O papel do educador social nos diferentes âmbitos de atuação
a) o educador na reinserção social
b) o papel das equipas multidisciplinares e do trabalho em rede
Avaliação
As aulas mobilizam-se a partir de Exposição e analise de textos, e de momentos de trabalho individual e coletivo.
As aulas serão divididas por momentos de produção de sínteses teóricas pela docente da unidade, e pela discussão com os alunos quer de textos trazidos anteriormente na aula, quer de material analisado no momento da aula. Os alunos são convidados a debater, discutir, refletir acerca das propostas, dos filmes visionados, e dos trabalhos de grupo, em cada aula, de modo a que todos os grupos tomem contacto com os diferentes conteúdos programáticos da unidade curricular. Da avaliação fazem parte um teste de avaliação de conhecimentos teóricos (40%) e a realização de um trabalho pratico, interligado com a unidade curricular de Populações em Risco, com 60% da avaliação final. Neste trabalho, os estudantes refletem acerca de um dos domínios específicos de atuação trabalhados em aula.Bibliografia
AGRA, Cândido da (1998), Entre droga e crime, Lisboa, Noticias Editorial.ISBN 978-972-46-1794-7
BANDEIRA, Marina; Ireno, Esther de Matos (2002), "Reinserção Social de Psicóticos: Avaliação Global do grau de assertividade, em situações de fazer e receber critica" in Psicologia: Reflexão e critica, 15(3), 665-675.
CARVALHO, Maria Joao Leote (2003), Entre as malhas do desvio: jovens, espaços, trajetórias e delinquência, Oeiras, Celta Editora.ISBN 972-774-166-5
FERNANDES, Luis (1998), O sitio das drogas, Lisboa, Noticias Editorial.972-46-0966-9
FERNANDES, Luis (2006), "O Medo a Cidade", Actas do Encontro Intervenção Social, Saberes e Contextos, Porto, Edições ESE Paula Frassinetti, pp. 99:110.ISBN 972-99174-3-4
PAUGAM, Serge (2003), A Desqualificação Social. Ensaio sobre a nova pobreza, Porto, Porto Editora.ISBN 972-0-34856-9
PIMENTEL, Alberto Manuel Ferreira (2001), Acão Social na Reinserção Social, Lisboa, Universidade Aberta.ISBN 972-674-331-1